Fundação Pró-Sangue

Endereço: Av Doutor Enéas Carvalho de Aguiar , 225, Jardim Paulista - São Paulo , SP - Brasil

Telefone: 0800 55 3300 / 11 3061-5544

Sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Seja doador voluntário.

Quer receber ofertas do(a) Fundação Pró-Sangue?

Cheguei no prédio da Pró-Sangue e desci dois andares pela rampa e cheguei no local. Fique de olho na faixa vermelha, ela indica que você está chegando no andar certo.

Depois de fazer o cadastro, fazer teste pra ver se não tem anemia ou algo do tipo e passar na entrevista, basta esperar ser chamado e fazer o procedimento.

Como disse um amigo meu, a agulha é do tamanho de uma caneta bic, mas a picadinha nem dói. depois do processo eles oferecem um suquinho, um sanduíche e um chocolate. É recomendado não fazer exercícios ou esforço físico intenso no mesmo dia da doação.

Outra coisa, quem estaciona no estacionamento subterrâneo para doar sangue tem duas horas de estacionamento de graça. Eu fiquei mais de duas horas e mesmo assim não precisei pagar. Basta carimbar o ticket do estacionamento na hora de fazer o cadastro. :)
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Fundação Pró-Sangue

Tive a honra de participar do evento de doação de sangue organizado pelo Kekanto na Fundação Pró-Sangue em São Paulo.
A Fundação fica no Hospital das Clínicas, porém um pouco escondida. Você tem que sair do metrô Clínicas para o outro lado, não o lado que sai na Dr. Arnaldo e andar uns 10 minutos para chegar lá.
O espaço para doação fica três ou quatro pisos abaixo do térreo, então esqueça seu whatsapp durante aquela hora que você ficará lá.
Fui muito bem recebido e tratado por todos que conversei durante a doação. Sempre com muito simpatia, as enfermeiras foram super legais e conseguiram acalmar mesmo os mais nervosos.
O processo de doação ( cadastro, entrevista, doação) demorou um pouco mais do que geralmente demora. Acabei ficando lá quase 2 hs, mas como era um dia de evento até entendo.
Após a doação, o lanchinho fez a alegria do pessoal!
Resumindo, 5 estrelas por esse trabalho fantástico que o pessoal lá faz e 5 estrelas para todos que destinam um pouco do seu tempo para transformar vidas!
Foto opinião do Rodrigo A. sobre Fundação Pró-Sangue

O Hemocentro fica dentro do Hospital das Clínicas, no prédio central e tem fácil acesso pela linha Verde do Metrô, na estação...Clínicas!!!!! Rs....
Ao chegar, como eu nunca havia doado, fizeram meu cadastro, onde foi solicitado RG, telefone e endereço.
Em seguida, são feitos teste de anemia, onde a enfermeira dá uma furadinha no seu dedo e são verificadas a pressão arterial, temperatura corporal e pulsação.
Depois, se der tudo certo nessas etapas, você é encaminhado para uma sala, onde é feita uma espécie de entrevista, questionando sobre doenças que você já teve, medicamentos utilizados, estilo de vida sexual e viagens realizadas. De forma automática, até meio robótica e bem rápida. Tudo estando ok, você vai até uma salinha e faz o voto de auto exclusão, onde você responde em um computador se você faz parte ou não de algum grupo de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Daí, é só esperar a agulhada!!! Não achei o processo demorado, acredito que algo em torno de 30 a 40 minutos, entre o início e fim.
Após todo o processo, é oferecido um lanchinho básico para repor as energias e evitar um possível mal estar. No dia da minha visita, foi servido suco de caixinha de uva ou pêssego, a escolha e um lanche de queijo e presunto de peru no pão de leite, bem gostoso.
Enfim, achei tudo muito organizado, o atendimento super simpático (tirando a parte da entrevista!) e qualificado. Materiais descartáveis.
A agulha utilizada é um pouco maior do que as utilizadas normalmente em retiradas de sangue, mas nada que não dê para encarar.
Aliás, doar sangue não dói nada e cada bolsa de sangue retirada pode salvar até 3 pessoas. Então, pela causa nobre, vale muita a pena a agulhada.
No Hemocentro também é possível doar plaquetas e hemácias.
No site da Fundação Pró-Sangue há outras informações sobre todos os requisitos para ser um doador.

Estive na Fundação Pró-Sangue com o meu marido e alguns amigos Kekanteiros para doar sangue. Fica no segundo subsolo do prédio de ambulatórios do HC e o atendimento é feito por triagem, onde medem sua pressão, verificam se não está com anemia e dando tudo OK, você está pronto para ir para a entrevista e doar o sangue que poderá ajudar muitas pessoas! :)
O procedimento todo durou 2 horas e os profissionais prestaram um bom atendimento. Caso você vá de carro, deixe-o no estacionamento Clínicas e peça o abono de 2 horas para a Sofia, uma simpática senhora que fica sentadinha perto das cadeiras de doação! Ao final, siga para a lanchonete e pegue um lanchinho grátis! :)
Foi super tranquilo o procedimento, a agulha é grossa, mas deu para aguentar! hehe
Foto opinião do Priscilla Zapella sobre Fundação Pró-Sangue
Talvez esta seja uma das Fundações mais importantes e também mais esquecida na mente de todos!

Só quem já teve a experiência de ver alguém muito querido precisando de sangue para ser transfundido é que jamais se esquece da importância deste ato!

Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no 1º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155. Possui também seis postos de coleta: no Hospital do Mandaqui, no Hospital Dante Pazzanese, no Hospital Regional de Osasco, no Hospital Municipal de Barueri, no Hospital das Clínicas e no Hospital Geral de Pedreira.

É um hemocentro de referência na América Latina. Coleta e processa mensalmente cerca de 12.000 bolsas de sangue que têm como destino mais de 100 instituições de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, Instituto do Coração e Instituto do Câncer de São Paulo.

Nosso sangue possui uma série de "subprodutos" que são de extrema importância para a pessoa doente que necessita de transfusão. Temos a impressão apenas do sangue, aquele líquido viscoso e vermelho por conta da hemoglobina e não estamos cientes de uma série de outros agentes presentes como: plaquetas, plasma, eritrócitos, células-T, dentre outros que são processados e separados de cada bolsa coletada. Para se ter uma ideia, precisam-se de 10 doadores para se produzir 1 única bolsa de plaquetas, que é separada por centrifugação e tem vida útil bem curta. Ou seja, precisa-se de 10 doadores (de mesma tipagem sanguínea) para se fazer 1 bolsa que ajudará um paciente com leucemia, por exemplo. E este paciente, muitas vezes precisa receber 3 ou mais bolsas por transfusão.

Portanto, não há nenhum exagero quando se diz que: "doando sangue você está salvando uma vida", ;pois, a ausência das doações pode resultar no agravamento ou mesmo falecimento de uma pessoa que é muito querida por seus amigos e familiares.

A doação é rápida, não tomará mais do que 30 minutos de seu tempo, desde a chegada até a sua saída. Para isso, tem que ter honestidade e saber que doar sangue é um ato de amor e de responsabilidade.

ATENÇÃO, se você teve uma atitude da qual está com medo da possível consequência, não vá doar sangue para "limpar sua consciência", fazendo isto, você está colocando outra pessoa em risco já que você pode estar em "janela imunológica", ou seja, pode não ter tido tempo daquele agente biológico (vírus do HIV e Hepatite C, por exemplo) ter se manifestado. Se você teve um comportamento de risco, oriente-se onde deve fazer o exame de detecção, não coloque a vida de outra pessoa sob ameaça.

Seja responsável e DOE PARA FAZER O BEM. É RÁPIDO E NÃO DÓI.

Fui à Fundação Pró-Sangue duas vezes e gostei do ambiente, do atendimento e do trabalho, claro. Não posso doar por tomar remédio controlado, mas ajudei no evento Kekanto em parceria com a Fundação e tiver a oportunidade de conversar com as pessoas que doavam e os responsáveis.

A Pró-Sangue sempre faz grandes ações reforçando a a importância da doação e na Semana Nacional do Doador de Sangue é incrível ver as pessoas se mobilizarem para ajudar os bancos de sangue. O ideal seria que todos os dias as pessoas movimentassem o local como movimentam durante essa época.

E para doar? A Fundação tira todas as dúvidas, se você chegar com alguma, faz todos os procedimentos necessários para saber se você pode doar e cuida da pós-doação dando um lanchinho. Lembrando que quando a gente tira sangue fica um pouquinho fraquinho, né, gente? Conheçam o trabalho deles!

Participei da doação de sangue com o pessoa do Kekanto. O atendimento foi muito bom e começou desde a triagem até a hora de doar sangue. E tudo demorou umas 2 horas.

Chegamos as 10 horas e fizemos o primeiro cadastro com nome, endereço e etc. Logo depois fizemos o teste de anemia, onde vc faz uma picada no dedo e as moças colocam o sangue em um tubinho. Quando sua senha aparece no painel, você passa com um médico/enfermeira dentro de uma sala onde ela te faz milhões de perguntas e você tem que responder a todas.

Logo em seguida você aguarda em uns bancos, até ter cadeiras vagas pra você ir doar. É rapidinho, uns 10 a 15 minutos. Fui super bem atendida por uma moça em simpática. Ela fez até uma mãozinha de luva pra eu ficar apertando, já que era a minha primeira doação.

O ambiente bem arrumadinho, super limpo e uma atenção muito bacana dos atendentes. São ambientes assim que nos fazem voltar pra uma boa causa.

No final eles dão um lanchinho com suco, pão com queijo e presunto, café e uma barra de chocolate.
Você conhece o Fundação Pró-Sangue? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral