Estádio do Pacaembu

Telefone 11 3664-... Clique para ver

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Aproveitando o in[icio de mais uma temporada futebolística, resolvi falar sobre um dos estádios mais confortáveis que conheci, que eh o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, e que fica no bairro de mesmo nome, em Sao Paulo. Bem, para começar, Paulo Machado de Carvalho foi o chefe da delegação brasileira por ocasião da disputa e conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, em 1958, na Suécia. Outro detalhe importante sobre o Pacaembu eh que este sempre foi um estádio da prefeitura de SP, nunca pertencendo a nenhum clube paulista, por mais que muitos jogos do Corinthians tenham sido realizados nele.
Inaugurado em 1940, o Pacaembu nasceu como o estádio mais moderno de toda América do Sul e com capacidade para cerca de 70 mil pessoas. Atualmente, este comporta cerca de 40 mil pessoas. Localizado na Praça Charles Miller, não por coincidência assim nomeada em homenagem ao introdutor do velho esporte bretão no Brasil, o Pacaembu se tornou um dos mais estádios mais importantes da historia do futebol paulista. Vale lembrar que ele também abriga o famoso Museu do Futebol, um museu completamente dedicado `a historia do futebol brasileiro e que deve ser obrigatoriamente visitado por todos.
Um dos fatores privilegiados do Pacaembu eh sua localização, cerca de 15 a 20 minutos andando a partir da Estação Clinicas do Metro, saída pela Av. Dr. Arnaldo, bastando descer uma rua para se chegar no local. Algumas linhas de ônibus também passam pelo local, mas dada a facilidade do Metro, este eh sempre o mais indicado.
Com relação `a visibilidade do campo de jogo, esta eh total, estejam os torcedores nas arquibancadas ou nas sociais do estádio. Enfim, o Pacaembu eh um excelente programa para todos. O único detalhe negativo com relação ao Pacaembu eh que grande parte dos lugares não são cobertos, ou seja, numa das típicas noites de frio e chuva fina paulistas, certamente a sensação de frio e desconforto vai ser grande caso se esteja acomodado na parte não coberta do estádio. Isso ja aconteceu comigo!! Heheeh!!
Como fui visitar o museu também aproveitei e conheci o estádio ,achei lindo a estrutura da frente do estádio parece uma construção dos romanos na época dos gladiadores!!!espaço enorme na frente do estádio onde se estacionavam onibus ,carros e no dia eles estavam tendo algum tipo de evento pois tinha muita gente!!! Lá dentro tem lanchonetes.Achei enorme o estádio,um gramado imenso,acho que é porque não estou acostumado em ir em estádios assistir jogos!!!E nem fui assistir.Não me lembro quanto paguei para entrar,pois já faz um bom tempo que fui.Mas vale a pena conhecer os dois !!!
O Estádio do Pacaembu é o mais charmoso de todos os estádios que já visitei na vida. Ele é pequeno (se compararmos com os gigantes Morumbi e Maracanã), mas atende bem a jogos do Curinthia - e se aguenta receber a torcida "louca", aguenta qualquer outra.

Fui a um jogo (SPFC (3) x CRB(0) pela Copa do Brasil) e me surpreendi. A praça Charles Miller na frente deixa tudo mais fácil pra concentração. As entradas são bem menores que as do Morumbi, mas aguentaram bem os 21k pagantes da noite.

Fui no setor amarelo e era bem ruim ficar lá, apesar de ter mais espaço entre os degraus, parece que é pior pra sentar E pra ficare de pé...meio estranho. O banheiro fica bem fácil (há, ainda, banheiros químicos na altura do campo).

Como torcedor, por ser pequeno, o estádio fica com cara de caldeirão, de tão próximo do campo que é - e isso é BEM legal!

Por ser antigo, o estádio tem uma arquitetura muito interessante, se localiza numa espécie de micro-vale no começo da Av. Pacaembu, o que permitiu que se criasse uma mega área de estacionamento de carros e que também é usado para convívio social e prática de esportes nos fianis de semana sem jogos.

O que falar do Pacaembu, o meu destino certo de boa parte dos finais de semana?
Sempre gostei muito de ir ao estádio, indo até em jogo que não é do meu time, só pra estar naquela atmosfera contagiante. Fiquei um bom tempo sem ir quando não morava em São Paulo, mas desde que voltei não consigo mais largar. Falta de cia não é desculpa porque é muito fácil achar um amante do futebol, sendo que se for sozinho, é muito fácil arrumar comentaristas de um jogo só, basta iniciar com uma fala sobre um lance qualquer.
Há sempre um tabu com relação à arquibancada/tobogã, mas sempre vou nesses setores (atualmente só na arquibancada) e acho bem tranquilo. É comum ver pessoas mais velhas, crianças, famílias...e nada se compara à energia das torcidas organizadas! Recomendo ficar próximo de alguma, pois se ficar entre duas os cantos se misturam, mas não muuuito perto para o caso de eventualmente sair confusão. Fique em uma faixa um pouco distante e não terá problema. Apesar do conforto oferecido por outros setores, ainda prefiro a arquibancada e não é por ser mais barato. Com todo respeito a quem não gosta, mas pra assistir ao jogo do melhor ângulo e com o melhor conforto, vejo do sofá da minha sala, rs. Vou ao estádio para empurrar o time, gritar, pular, comemorar e abraçar aquele meu "amigo de infância", sim, aquele que está logo ao meu ladinho e que eu nunca viu na vida. O tobogã tem um pouco desse clima, mas não é tão animado, a visão é inferior e a única vantagem é poder xingar a torcida adversária de pertinho.
Acho os preços patricados dentro do estádio um abuso! Sem contar que os vendedores ambulantes não tem muita educação, então evito comprar ali.
O acesso pode ser feito através do metrô das Clínicas, mas adianto que a subida na volta pesa um pouco. Para ir de carro há duas opções: ceder aos flanelinhas abusados, ou trocar por parar um pouquinho mais longe, próximo às casas da região e ficar tranquilo. Só não vale se irritar com o trânsito na saída :-) Se bem que quando o resultado é positivo, o trânsito na Av. Pacaembú é apenas uma extensão da comemoração.
Não tive a oportunidade de conhecer o Museu do Futebol...ainda!
Fui pela primeira vez a um Estádio para assistir uma partida de futebol (Corinthians e Santos) na grande final da copinha (Copa São Paulo de futebol Jr). Achei muito interessante, o clima intenso, a vibração da torcida, a ótima visão do jogo (estava acomodado na numerada descoberta, um bom lugar) estava difícil tolerar o calor intenso na manhã de sábado, mas é uma experiência muito positiva, e afinal, um brasileiro deve ir a um estádio ver uma partida pelo menos uma vez na vida, assim como um muçulmano deve ir à Meca, guardadas as devidas proporções. O Estádio do Pacaembu, é bom, tem o despojamento de um Estádio já veterano, o gramado me pareceu muito bem cuidado, as acomodações no geral são rústicas, mas totalmente contextualizadas com a idéia de um Estádio, a localização é excelente, é um orgulho de nossa cidade que vale a visita!
Conheço alguns estádios no Brasil e pelo mundo e posso afirmar que o Pacaembu é dos mais charmosos, repousa sobre o vale de mesmo nome com a espaçosa praça Charles Miller a sua frente e fácil acesso do metro (Linhas verde e vermelha). O Corinthians adotou o estádio como sua casa que presenciou grandes histórias e conquistas, como a Inédita conquista da taça Libertadores da América em 2012, além de abrigar o museu do futebol sob suas arquibancadas; lance obrigatório para todas as torcidas !
O estádio do Pacaembu já faz parte da história não só do futebol paulista, mas também do futebol brasileiro!
Palco de tantos e tantos jogos, inúmeros clássicos e finais de campeonato, bem como de shows de vários artistas!
Abriga hoje em suas instalações o Museu do Futebol, onde está preservada a memória viva do futebol brasileiro, suas conquistas, seus craques!
Quem gosta de futebol e costuma assistir jogos com certeza já foi várias vezes ao Pacaembu!
Um dos cartões postais de São Paulo. Para o futebol o Pacaembu é um dos templos desse esporte. Recheado de histórias, já foi palco de copa do mundo, eventos musicais inesquecíveis, decisões históricas, por muito tempo foi a casa do Sport Clube Corinthians Paulista, agora da Sociedade Esportiva Palmeiras (enquanto não termina a reforma do seu estádio). Ver uma partida de futebol no Pacaembu tem uma atmosfera diferente e é um estádio muito aconchegante.
Muito bem localizado, próximo de estações de metrô e com linhas de ônibus que passam bem perto.
E lá existe um atrativo muito interessante que é o Museu do Futebol, onde você conhece a história desse esporte e principalmente a história do futebol brasileiro. Há vários espaços multimídia e interativos, onde se pode brincar e aprender. Ótimo passeio com a criançada!
E na frente do estádio tem a praça Charles Miller que é muito legal para andar de bicicleta, caminhar, sentar na grama e tirar um cochilo e também tem uma feira muito boa as sextas-feiras das 7h30 às 12h30.
Há também alguns eventos como encontro de carros, mas tem que ficar ligado na imprensa para saber.
O Pacaembu além do ótimo estádio, abriga o Museu do Futebol e um clube que pode ser frequentado gratuitamente pelos moradores da região basta apresentar um comprovante de residência e uma foto 2x2 para fazer sua carteirinha. Dá pra praticar caminhada, corrida e natação na piscina semi olimpica coberta e aquecida com vestiários e banheiros limpos e bem conservados. Com a carteirinha vc também pode estacionar gratuitamente seu carro em seu interior.

O Pacaembu ainda tem o Museu do Futebol, um dos mais interessantes da cidade..A vista ao estádio é obrigatória para todos os amantes de futebol.
Costumo ir ao Pacaembu quando o Santos vem jogar na capital. Acho que o estádio tem umm charme super interessante, principalmente porque antes dos jogos a galera costuma ficar em frente a ela, em volta da Pça Charles Miller.

O estádio não é muito grande, digamos que tem um nível mediano. Uma parte famosa é o tobogã, um setor da arquibancada que fica logo atrás de um dos gols.

Sempre curto assistir uma partida lá. O clima é sempre muito gostoso.

Há vendas de lanches, porém não recomendo, pq o preço não faz jus à qualidade. São ruins mesmo. Vende-se também cerveja sem alcool. Ou pelo menos vendia quando fui pela última vez.
Se você é amante de futebol não pode deixar de assistir a um jogo no Pacaembu, estádio com a tradição da Cidade de São Paulo. Fácil acesso ao metrô e principais vias da cidade, o estádio tem ótima localização. Dentro do Pacaembu encontramos o Museu do Futebol, que funciona diariamente e te leva a conhecer os principais pontos da história do futebol nacional e importantes acontecimentos no Estádio do Pacaembu
Estádio incrível. Uma mística que só os bons entendedores de futebol conhecem. Estar no Pacaembu e ver seu time jogando é maravilhoso. Poucos estádios no mundo tem o sentimento que tem esse palco do futebol.
É inexplicável o que se sente ao chegar perto do estádio. Descendo a avenida, já se sente o calor, e a emoção.
Você conhece o Estádio do Pacaembu? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral