Estação da Luz

Endereço: Praça da Luz, S/N, São Paulo , SP - Brasil - 05547-090

Telefone: 0800 055 0121

A estação de São Paulo que além de ser a mais antiga, é a mais bonita também.

Quer receber ofertas do(a) Estação da Luz?

Baixar Grátis

Uma estação muito bonita pra quem gosta de história e coisas antigas.

É considerada por muitos Um dos cartões turísticos da cidade de São Paulo, retratando um pouco do passado da terra da garoa.

Ela, diariamente, recebe uma quantidade enorme de passageiros, sendo uma das estações de mais fluxo do sistema ferroviário.

O único infortúnio é que a região dos arredores da estação encontra-se tomada por moradores de rua e usuários de drogas, sendo assim, os números de assaltos e saques são alarmantes, por isso todo cuidado é pouco ao andar por ali, principalmente a noite.

Uma estação muito bonita pra quem gosta de história e coisas antigas.

Uma pena que a região da Luz e do Centro Antigo ainda sejam tão desvalorizados e sem segurança. Mesmo com toda a revitalização dos prédios históricos, a região da Luz ainda é mal vista por muitos. Porém, não há como negar que o circuito Pinacoteca, Memorial da Resistência, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Estação da Luz sejam incríveis!

A Luz foi construída pela empresa inglesa São Paulo Railway para o transporte de café e outras cargas ao porto de Santos a partir de Jundiaí, inaugurada em 1901. Em 1982, foi tombada como Patrimônio Histórico.

Atualmente integra a CPTM (Linha 11 - Coral e Linha 7 - Rubi) com o metrô (Linha 1 - Azul e Linha 4 - Amarela). Obviamente, pela quantidade de linhas que integra é uma estação gigante, com várias saídas e entradas, e a movimentação é intensa, principalmente entre 06h30-09h e 16h30-19h. Sempre bate uma deprê ter de passar pela Luz por esses motivos.

Porém, porém, porém, lá você pode ter belas surpresas...É um cenário incrível para fotos, lembrando SP antiga. É lá também o melhor acesso para o Bom Retiro, para a Pinacoteca e ao Museu da Língua Portuguesa, anexo à estação. É também é lá que existe um piano onde volta e meia há pessoas tocando (com talento ou não). São surpresas de São Paulo. E à noite? Lindamente iluminada.

Uma pena que o Centro ainda esteja tão desvalorizado e que esta Estação frequentemente enfrente problemas com linhas de metrô e trem paradas...

Um belo lugar em Sampa para conhecer , uma arquitetura muito bonita lembrando arquitetura Inglesa a mesma remete um LINDA paisagem , sempre muito visitada , e nos dias úteis muito frequentada a estação da luz se torna um dos cartões postais da cidade de São Paulo , possui também um piano , para o músicos que quiseram se arriscar a nos dispor de uma boa música. Infelizmente hoje em dia aos seus redores acaba sendo um pouco perigoso , além das milhares de garotas de programas que ali fazem ponto.

A Estação da Luz é daqueles lugares que você passa todos os dias e se acostuma, mas, quando para para apreciar sua imponência, percebe que aquele é um dos lugares com grande importância histórica e arquitetônica em São Paulo.

Todos os dias, passa uma infinidade de pessoas, fazendo com que seja uma das estações mais movimentadas - para não dizer insuportavelmente lotadas - da cidade. Ela faz parte de algumas linhas da CPTM e da Linha Amarela do Metrô.

É um local que todas as pessoas deveriam conhecer, pois é um dos cartões postais de São Paulo.

A estação é maravilhosa. Se você quiser apreciá-la melhor, sem ficar no meio da multidão que vai pegar o trem, há uma plataforma suspensa. De lá, você pode ver o movimento dos trens, tirar boas fotos, admirar a construção... A vista externa da construção também é muito bonita, rende ótimas fotos. Aproveite para dar um pulo na Pinacoteca, no Museu da Língua Portuguesa e no Jardim da Luz, logo ao lado.

Em meados de 1993 escrevi uma de minhas músicas preferidas: "Expresso Paranapiacaba".
Preferida sim, não por ser algo complexo ou elaborado, nem por dizer coisas a se pensar e sim pela simplicidade e por conta de uma época inesquecível na qual eu ainda tentava esticar mais um pouquinho minha adolescência. De volta das cachoeiras de Rio Grande da Serra, descemos alguns amigos e eu na Estação da Luz e o refrão não parava de martelar em minha cabeça e eu, desinibido por conta de algumas "canelinhas" cantava alto: "Eu vou pegar esse trem, que acaba em paranapiacaba em paranapiacaba em...". Quando a escrevi por completo, fiz uma reflexão sobre a estação da luz e decidi recitá-la antes da parte cantada. As observações eram das piores, segue o texto:

Expresso Paranapiacaba (introdução)

Estação da luz, por trás de sua bela e a antiga arquitetura sua verdadeira face cotidiana, trevas. A luz que seu nome carrega talvez se esconda no passado e hoje o que reflete é a miséria resultante de injustiças sociais e a brutalidade de seus transeuntes que correm apressados atrás da sobrevivência. Educação respeito ou um simples sorriso de nada valem, talvez alguns até desconhecem essas virtudes. Da ferrovia chegam e saem trens precários lotados e o que se vê o retrato do abandono. Dali um trem parte para o posto cruzando os municípios SP, ABC, M de Mauá. Após algumas estações já não se vê tanta pressa, sobram assentos livres e o ar mais puro da janela se vê belas paisagens de pequenas cidades industriais. Finalmente destino, Rio Grande da Serra Campo Grande Paranapiacaba pequenas e fascinantes, escondem tão lindas paisagens e tudo tão belo e torna-se difícil acreditar que é um vizinho tão próximo à capital.

Gravação !

Mais de dez anos se passaram e na gravação de meu primeiro CD incluí essa música com alguma tristeza. O trem não chegava mais em Paranapiacaba, ia somente até Rio Grande da Serra e a música, desatualizada falava do passado no tempo presente e não havia como modificar, "que acabava em paranapiacaba" ficaria horrível além de matar o trocadilho do refrão que deu origem à música utilizando-se de uma licença poética já que o que se acaba é o percurso.

Dupla alegria !

Alegria 1) Há muito tempo eu não visitava a Estação da Luz e quando estive lá tive uma agradável surpresa ! Minha reflexão (introdução) sobre a Estação da Luz estava totalmente desatualizada. A estação está restaurada, linda por dentro e por fora, um piano foi colocado no saguão para quem quiser tocar e alegrar os ouvidos dos transeuntes que param por um tempo para apreciar a música de um desconhecido qualquer que se aventure a sentar e tocar o que quiser. Até um flash mob em homenagem aos 100 anos de Adoniran rolou lá e ficou lindo ! (confira no vídeo abaixo). Fiquei impressionado ao ver uma foto da Estação no ano de 1903 em um bar que toco e notar que a arquitetura permanece intacta. Igualzinha depois de mais de um século !

Alegria 2) Meu refrão não está mais desatualizado !!! A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inauguraram o roteiro do Expresso Turístico que é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 e pelo menos uma vez por mês um trem de passageiros volta a chegar na vila histórica.

Música: Introdução + Expresso Paranapiacaba: http://www.danielnavarro.com.br/audio.html

Mais informações: www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur

Você conhece o Estação da Luz? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral