Esfiharia Effendi

Endereço: R. Dom Antônio de Melo - 77, Bom Retiro - São Paulo , SP - Brasil - 01105-020

Quer receber ofertas do(a) Esfiharia Effendi?

Cadastre-se grátis agora
Conheça também Patrocinado
saiba como
CARCAMANO ITAIM Almoço executivo por apenas R$29.90! Venha provar! NARU SUSHI BAR PERDIZES O melhor da culinária japonesa!
Lugar bem escondido no Bom Retiro, achei pelo Kekanto enquanto procurava um lugar para comer perto do Museu da Língua Portuguesa. Fica a uns 10 minutos andado da estação de metrô luz e portanto, do Museu da Língua Portuguesa.

O lugar é bem simples e parece estar lá faz um bom tempo. Tem alguns prêmios da Veja de lugar para comer bem por pouco.

Gostei bastante do atendimento e os pedidos foram entregues rapidamente. O preço das esfihas fica em torno de 4,00 reais.

Experimentei duas esfihas abertas, de queijo com zatar e carne. Massa bem fininha e crocante nas bordas. E para finalizar, uma esfiha fechada de doce de leite. Não tão tradicional, mas muito boa também.
Sim, fica num lugar sem maiores atrativos (uma travessa da rua São Caetano). Sim, o ambiente não parece lá muito limpo. Mas, na minha opinião, é uma das melhores esfihas de São Paulo. Feita na hora, massa fininha e crocante, e o tempero da de carne é algo que não tem igual. Outra boa pedida é a de basturmá (um tipo de carne seca da Armênia) com queijo. Tem pratos também, mas o único que eu experimentei foi a kafta e ela é ótima.
Agora vou falar um pouco de um dos melhores lugares para comer em São Paulo, quando falamos de esfiha não há quem faça igual e nem parecido.

O Effendi existe a cerca de 30 anos, a estrutura é antiga, bem antiga e não é nada bonita. Se não fosse o cheiro enebriante que sai dos fornos de esfiha da cozinha dificilmente alguém toparia entrar e comer.

Além de comer no local, o Effendi disponibiliza também o serviço de delivery e... Prestem atenção a isso...

Você pode fazer o recheio da sua esfiha, leva até eles e eles fazem a massa e assam para você. Nos finais de semana é comum encontrar famílias Armênias levando os recheios de esfiha de carne e queijo para que eles façam o resto.

Voce encontra outros pratos típicos, tais como charutinho, kibe cru, qualhada seca, homus, babaganuche, sopa de qualhada com pepino e alho. Tem muita coisa boa, mas uma iguaria é o Basturma. Para simplificar o Basturma é parecido com um salame, mas é Armenio, vai bem como aperitivo e nas Esfihas de queijo.

O preço das Esfihas gira em torno de R$4,00 mas fiquem tranqüilos, pois não é aquele lixo do Habibs.

Recomendo tudo no Effendi...
Provamos as famosas esfihas de carne ( 3,00 reais ), nada extraordinário, e uma empada de camarão, (3,00 reais), a massa é boa, mas de camarão, veio 1 pedacinho e o resto foi um mingau sabor camarão. Não me impressionou, é um lugar ultra simples, atendimento nada especial, um lugar nem bom, nem ruim.
Muitos julgam um lugar pelas aparências, mas não deveriam. Lugares simples muitas vezes oferecem ótimas opções gastronômicas e a Esfiharia Effendi é um desses. Ela foi fundada por Armando Deyrmendjian há mais de 30 anos. Já havia ouvido falar (e muito bem) há muito tempo, mas sempre que estava na região acabava indo comer no Bom Retiro. Desta vez fomos determinados a conhecer o local.

A fachada é simples e lembra um boteco onde nada chama a atenção. Não há estufa armazenando as esfihas pois elas são assadas na hora. Quem não conhece ou nunca ouviu falar, dificilmente vai entrar e arriscar pedir algo lá. Mas deveria...

São poucas mesas mas o movimento era bem tranquilo quando chegamos (por volta do meio dia). Pedimos logo a de carne, a de queijo, queijo com espinafre e a de queijo com basturma.

Me pergunto até agora o que era aquela massa! A esfiha aberta chegou com a massa super fina e crocante nas bordas. O tempero da carne então nem se fala...Muito boa mesmo.

A de queijo com espinafre veio em um formato diferente mas também estava muito boa. Só tome cuidado pois o recheio cremoso de queijo irá esparramar na primeira mordida e você não vai querer perder nada dele.

Também gostamos bastante da de queijo com basturma (carne curada típica armênia). A carne é saborosa e suave. Achamos que seria bem mais forte já que nunca havíamos experimentado.

Vale muito a pena conhecer. Saímos de lá com vontade de voltar e nos arrependemos de não ter ido antes...

Mais detalhes: http://tabeteimasu.blogspot.com.br/2012/02/esfiharia-effendi.html
Mais uma casa com origens armênias, instalada desde 1973 na região da Rua São Caetano, cercada de lojas de vestidos de noivas. Cara de botecão precisando de reformas, numa região que há tempos merece uma renovada no visual, você certamente passaria em frente sem achar nada de mais. Esqueça a aparência, entre e aprecie o que a culinária armênia tem de melhor.

Não há estufa com esfihas, pois elas são assadas na hora. Dos fornos saem semanalmente cerca de 10.000 esfihas abertas de carne (R$ 3,00) com massa fina, leve, sequinha e crocante, que surpreendentemente não é molenga, mesmo com o recheio bem úmido dos temperos. É imperdível. As versões de queijo com espinafre (R$ 3,70) e queijo com bastrmá (R$ 4,10), minha preferida, agradam muito pela combinação de sabores. Para acompanhar, peça o ótimo Arian – refresco de coalhada seca batida com água e gelo.

O Viajante Comilão - http://oviajantecomilao.blogspot.com

Extraído do post "Top 10: As melhores esfihas de São Paulo"
Sou um dos primeiros clientes da Esfiha do Effendi!!Estava lá com meu Pai na Inauguração em outubro de 1973,portanto está fazendo 40 anos!!Sempre preparei o recheio de carne e levo para eles fazerem a massa!!Conheci o Sr.Pedro pai do Armando que ficava sempre perto do forno,assando as esfihas.No ínicio tinha um padeiro libanês chamado Saba que fazia um pão árabe manual,simplesmente espetacular!!Hoje o Armandinho está no comando ajudando!É covardia falar das esfihas do Effendi,pois as verdadeiras esfihas que se comem na Armênia.Líbano,Syria,são exatamente iguais!!Não tem similar por aqui!!Parabéns à todos da Família Demerdjian pelos 40 anos de vida!!!!Abraço!!Jorge Karabett!!!!!
Você conhece o Esfiharia Effendi? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Quais hotéis em São Paulo estão promoção? Ver hotéis