Escola de Comunicações e Artes (ECA)

Escola pertencente à USP, oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação

Faculdades

Escola de Comunicações e Artes (ECA)

Endereço: Universidade de São Paulo (USP) (Av Prof. Almeida Prado, 1280) - USP Cidade Universitária, Butantã - São Paulo , SP - Brasil

Quer receber ofertas do(a) Escola de Comunicações e Artes (ECA)?

Baixar Grátis

Estabelecimentos neste local

Filtrar: Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0-9

Eu sou suspeita pra falar da ECA; eu realmente gosto muito de lá. No mestrado fiz duas disciplinas lá, as duas no CTR. Mas na graduação eu já havia estudado francês lá, num curso oferecido pela unidade, e havia tido aulas no CJP e no CRP.

As instalações em geral são boas, mas teve um semestre em que tive aula num auditório subterrâneo meio claustrofóbico. Sem janelas e dependente de ar condicionado, transitava entre abafado e gelado.

O auditório Lupe Cotrim, que fica no prédio principal, é bem confortável, apesar de não ser muito grande. E estive poucas vezes na biblioteca, mas me lembro de transitar lá dentro livremente, com acesso livre ao acervo. Não sei se isso mudou.

A oferta de vagas é bem grande por lá no lado da Lúcio Martins, mas de manhã é difícil estacionar no bolsão da EAD.
Foto opinião do Patty Kirsche sobre Escola de Comunicações e Artes (ECA)

A ECA foi um dos primeiros lugares que me foram apresentados pelos meus veteranos quando entrei na USP. Não posso opinar academicamente, pois nunca fiz disciplinas ou frequentei a biblioteca, mas socialmente posso dizer que ela me agrada muito.

O prédio principal é bem grande, com diversas salas (descobri isso este ano ao participar de um simpósio de iniciação científica, o SIICUSP); os demais prédios não medianos mas creio que role bastante coisas por lá. Como toda área pública, tem uma lugares que precisão de manutenção rápida!

No "centro", fica um prédio que é sede do Sintusp e ao lado deles os trailes com os lanches mais gostosos da USP; do outro lado ficam o CA, a Atlética e uma lanchonete/restaurante. Tudo isso é conhecido como a "Prainha" da ECA, onde sempre tem uma galera batendo papo e bebendo cerveja (entre outras coisas mais!). Aqui acontece também o famoso Quinta i Breja e a Festeca, a primeira e uma das mais legais festas que já frequentei na USP.

É a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo, que conta com vários cursos: Jornalismo, Editoração, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Turismo, Rádio e TV, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas, Biblioteconomia e Educomunicação. Este último é um curso recente que propõe novos modelos educativos, a partir de recursos audiovisuais e de comunicação. Alguns dos professores que participam das grades de relações públicas são docentes também de educomunicação.

Sobre o Campus, a situação não é das melhores, principalmente para quem não é aluno conseguir se localizar. Até foram feitas algumas melhorias neste último ano, como plaquinhas coloridas indicando em qual prédio fica cada departamento. A infraestrutura varia. Existem salas boas, um pouco mais bem cuidadas, com ar condicionado e data show em boas condições, mas outras em que falta manutenção.

Para comer, tem os trailers entre os prédios que vendem tapioca, pastel, cachorro quente, sucos naturais, entre outros doces. A higiene é questionável. rs O lugar mais apresentável é a cantina do departamento de artes cênicas que sempre tem bolos bem gostosos. Às vezes dá p/ pegar quentinho saído do forno.

A ECA tem é onde são ministrados os cursos de Jornalismo, Turismo, Artes, Músicas e Publicidade (um mais difíceis de entrar da USP).

Fiz uma materia da Publicidade focada em Diagramação de Revistas. Achei a muito legal para pegar como optativa livre. Parte da aula é dada na ECA e parte no prédio da Abril.

Em relação a infra estrutura, o prédio segue o padrão da USP, ou seja, precisando de reformas urgentes.

Aqui também é palco das festas mais tradicionais da USP: o quinta e breja

Sou ecano. Estudei jornalismo e fiz cursos em Publicidade/Propaganda e Relações Públicas, fiz Iniciação Científica e fiquei por dois anos trabalhando na empresa júnior de jornalismo. Vivenciei por muito tempo a faculdade e....mesmo assim acho que é uma instituição nota 2.

Apesar de ter os cursos mais caros por aluno na USP (lembro de ter visto algo como $14k por aluno por mês, considerando salários de professores), a Escola é conhecido na USP como sendo a mais fácil de passar - e isso se deve muito à qualidade dos professores e ao nível de exigência nas provas. A ECA tem uma pós graduação bem reconhecida (principalmente na parte de teoria), com cursos renomados e professores ótimos. Como eu fiz graduação, o mundo é bem diferente: aulas mal preparadas ("requentadas" da pós, ou treinos/ensaios para a pós), bibliografia boa, mas já um pouco antiga e currículo com lerdeza de atualização (o curso de jornalismo era da década de 1990, e eu sou da turma de 2007!)

A biblioteca é relativamente rica em jornais, revistas, filmes e muito, mas MUITO material de pesquisa feita por alunos/professores (teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografia de pós e graduação, etc.). No que diz respeito a livros teóricos, a biblioteca deixa a desejar - são poucos livros da bibliografia-base para todos os alunos...

Os departamentos são mal equipados - são poucas as salas com cadeiras de qualidade, projetor, os laboratórios de informática são insuficientes, etc. Quando me formei (2011), estava começando uma reforma, não sei como estão hoje.

As instituições dos alunos conseguem transformar a ECA em uma escola diferenciada - a Atlética organiza encontros e festivais bem bacanas que integram cursos aparentemente distantes (biblioteconomistas com artistas plásticos, jornalistas com turismólogos,...), o Centro Acadêmico organiza palestras e grupos de discussão sobre temas politizados, as empresas juniores capacitam por meio de palestras e workshops...

Internamente à USP, a ECA é conhecida por ter um espaço de convívio bastante movimentado - a chamada "Prainha", que fica atrás do prédio central. É lá que ocorrem tradicionalmente as "Quinta i Breja", happy hour ecano que ocorre todas as quintas-feira do ano letivo, com cerveja barata, música bacana e outros quitutes universitários (leia-se baratos, não-saudáveis). Também há outros encontros menores, como as Terças e Chorinho e Sexta e Brasa. A FestECA, tradicional festa da ECA, também acontecia na Prainha - até que foi levada ao Velódromo.

"Essa é a escola que todos desejam, mas poucos conseguem entrar...". É o hino que escutamos desde o primeiro dia em que chegamos lá. Pode até parecer meio pedante, mas fala sério, depois de todo o esforço nos anos anteriores na nossa vida escolar; a gente bem que merece.

Como qualquer outra universidade pública, eu esperava encontrar paredes pixadas, espaços depredados, sujeira e tudo o mais que a gente escuta. Sim, a ECA não é um Shopping Center, mas me agradou muito quanto à estrutura.

A ECA é dividida em departamentos, e cada qual tem seu prédio. CJE, CRP, CRT, CAC, CCA, são tantas siglas que é quase impossível decorar todas (eu sempre confundo CAC e CCA). Quase dentro de lá, há o prédio da Adusp e do Sintusp, além da RadioUSP. Mas vou confessar que a parte mais bacana é a dos trailers :P

Tapioca, lanche na baguete, pastel, salgados, churros! Tudo o que você quiser imaginar e consumir a preços bem acessíveis. (A galera vem das outras faculdades para comer por lá. Mas eles só aceitam dinheiro vivo). Se você está só com o cartão (de débito), e não tá afim de passar nos bancos (que ficam praticamente do lado) a Dona Hermínia (dentro da vivência) é um restaurante/lanchonete que serve comida por quilo no almoço e salgados e lanches o dia inteiro.

Na vivência mesmo, há as salas do CALC (Cento Acadêmico) e da Atlética. Dá para comprar camisetas, e outras coisinhas com a marca "ECA - USP". Ah, logo em frente à vivência há a famosa Prainha da ECA. Lugar para ficar morgando com os amigos e onde acontecem semanalmente as QiBs (Quinta i Breja, o happy hour dos alunos).

O prédio central (CCA) é onde fica a área administrativa da faculdade e os cursos de "Biblioteconomia" e "Educomunicação". Tem dois andares e um elevador, além da biblioteca (com sala para ver vídeos), sala de estudo em grupo e cabines individuais. Ah, a xerox do Seu Fernando também fica por lá!
Você conhece o Escola de Comunicações e Artes (ECA)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral