Entretapas

| Rank: 180º de 2810 | Restaurantes

Endereço: Rua Conde de Irajá, 115, Humaitá - Rio de Janeiro , RJ - Brasil - 22271-020

A história remonta a origem das tapas a Idade Média, quando no século XIII, o rei Afonso X, após se recuperar de uma doença comendo pequenas porções de alimentos acompanhados de vinho, estabeleceu a obrigação de servir a bebida junto a alimentos a todos os soldados que frequentavam as pousadas do reino.

Existem outras versões, mas hoje é indiscutível que as tapas se transformaram num ícone da identidade espanhola.

Quer receber ofertas do(a) Entretapas?

Baixar Grátis

O bar de tapas está instalado em uma casa no humaitá onde a fachada antiga foi mantida, enquanto o interior foi remodelado com citações a espanha de forma moderna, como o uso do vermelho e a pintura da silhueta de um touro em uma das paredes. O clima se completa pela meia luz com velas acesas em todas as mesas e o som ambiente.

O atendimento é bem atencioso: os garçons explicam o cardápio sempre com um sorriso no rosto. O que faz você se aventurar com vontade entre as croquetas, os montaditos, os postres... Isso tudo acompanhado por um vinho, sangria, cava ou pela cerveja espanhola Estrella.

Vale a pena conhecer, porém na categoria tapas ainda acho o Venga mais saboroso e descontraído.
"Bar e adega"
Sabe quando você entra em um lugar pela primeira vez e pensa: "Encontrei o MEU lugar"? Então... Foi isso que aconteceu entre mim e o EntreTapas. O lugar tem absolutamente tudo o que eu sempre esperei de um bar: Atendimento impecável; Ambiente gostoso; Bebida ótima e comida maravilhosa. Além do chef com o maior e mais lindo sorriso do mundo (Jan Santos), o restaurateur mais simpático e hospitaleiro (o espanhol Antonio Alcaraz) e a gerente mais linda e competente (Cristina Zwahlen). Há 2 anos, quando o bar inaugurou, eu sabia que seria o "meu cantinho" no Rio. Um caso de amor verdadeiro. Explico o motivo de tanto amor: Gosto muito de comer, mas não de comer muito. Acho chato ir em um lugar novo e só poder experimentar um prato, seja de comida ou de petiscos. No Entretapas, a gente consegue pedir várias pequenas porções e experimentar vários sabores em uma só noite. E tudo delicioso! Porque não tem graça comer uma porção de coisinhas e não gostar de nada né?

O AMBIENTE:
Aconchegante e Descolado. Funcionando em um sobrado centenário de Botafogo, iluminação suave e intimista, quadros com a lista das tapas do dia, um enorme touro estampado na parede e uma mesa alta comunitária para até 10 pessoas. Um longo sofá, que atravessa o restaurante de ponta a ponta, servindo a várias mesas. Ao fundo, o bar onde são preparados os drinks e logo depois a cozinha, com uma janela voltada para o salão. Do lado de fora, uma espécie de corredor varanda, com mesinhas e cadeiras de madeira.

AS TAPAS
A tradução de Tapas é Tampas. Antigamente, nas tabernas e hospedarias da Espanha, era hábito se colocar uma fatia de pão sobre a caneca de vinho, pra manter insetos e poeira longe do vinho. Obviamente os hóspedes comiam o pão, e com o tempo, outros alimentos eram colocados sobre os pães: tomates, queijos, defumados... A partir daí são variações sobre o mesmo tema: comidinhas pra se comer com as mãos (ou em pequenos bocados) enquanto se aprecia um bom vinho ou sangria.

No entretapas a gente encontra o melhor da comida catalã. Melhor até do que em muitos lugares da própria Espanha. Eu já comi o cardápio inteiro, de cabo a rabo, algumas várias vezes.

Você pode pedir sopa fria de amêndoas com alho ou um gaspacho frio (R$11). Porção de croquetas (de presunto serrano, bacalhau, cogumelos ou linguiça). Porção de 4 unidades por aproximadamente R$20. Pantumacas (pão da casa - 4 fatias - com tomate) R$14. Montaditos (de presunto serrano com tomate, camarões com aioli, pernil com chutney de tomates, chorizo salteado com vinho branco e um ovo de codorna frito, salmão defumado, sardinha com cebola caramelizada - mais ou menos R$10 cada montadito). Cazuelitas (panelinhas) de cogumelos, camarões ou favas. As famosas tortilas de batatas ou as típicas batatas bravas.

A BEBIDA
O entretapas tem vários drinks (recomendo o Carmen - Jerez Amontillado com cointreau, cava rosado e grenadine por R$18) ou a tradicionalíssima sangria (R$ 29 a jarra de 500ml ou R$ 60 a jarra de 1,2 litros). Para quem prefere vinho, a casa conta com jerez, espumante Dom Ramón ou os tintos Mas Borràs e Mas la Plana, típicos da Catalunha.

O restaurante aceita reservas de segunda a quinta. Nos outros dias, é bom chegar cedo porque lugar bom e barato não pode ficar vazio. Nos finais de semana, funciona para almoço. Peça a Paleta de Cordeiro com cogumelos e purê de batata ao limão siciliano.

Valet Parking na porta (R$12), mas se você não deixa seu carro nas mãos do manobrista, talvez consiga encontrar uma vaga na rua ou no estacionamento da Cobal Humaitá, a 1 quadra do restaurante.

Fui conhecer o Entretapas, bar de tapas localizado em Botafogo, com amigos na última semana. E o lugar é ótimo para visitar com amigos mesmo, já que os tapas são os famosos petiscos espanhóis onde a graça é pedir vários para dividir com a mesa enquanto se toma unas copas, ou uns drinks. Para os curiosos, é dos tapas que vem a expressão tapear a fome, perfeita quando o objetivo é bebericar sem perder a pose.
A casa é bem decorada, com um mega touro clássico estampado na parede, e serviço de primeira, coisa rara para o Rio. Cheguei pedindo logo a versão magnun da sangria da casa (R$ 56), que trouxe à mesa 1,2 litro da bebida feita com vinho, licor, rum e frutas, bastante equilibrada, geladinha, na medida para um início de noite carioca.
E na hora do happy hour, a sangria ainda me deu direito a duas duplinhas de tapas: as famosas croquetas de jamon (porção original a R$ 16,50 com 4), crocantes por fora e derretendo por dentro.
E as chistorras (R$ 14,40), lingüiça espanhola bem apimentada com páprica sobre torradinha.
Continuamos com uma série de montaditos, torradinhas em diferentes versões para não deixar de provar nenhum sabor (R$ 7,50 cada). Pedimos a miniatura de huevo frito con chorizo, que veio com um ovinho de codorna frito sobre fatias da lingüia; gambas com aioli suave, onde o camarão estava no ponto perfeito mas o molho um pouco pesada; e a catalana, servida com o tradicional molho de tomate frio e fatias de presunto cru por cima.
Mas o sucesso da noite ficou mesmo por conta da cazuelita de champignones com vino blanco (R$ 19,50). Uma delicia bem temperada de gordos champingnons com molhinho grossinho perfeito para finalizar com as fatias do pão da casa que acompanha.
Tudo tão gostosinho que emendamos em mais meia sangria versão vinho branco (R$ 29) para tapear e papear mais um pouquinho.

Aberto em novembro de 2010, no Humaitá, o bar de tapas tem fachada antiga e decoração com referências à Espanha. Sob o comando do chef Jan Santos, a casa lança sequência de cinco pratos, que podem ser escolhidos de um cardápio com 16 opções.

Nas mesas, velas acesas e luz suave. Entre as sugestões do chef, estão as croquetas de jamón com molho bechamel, a brandada de bacalhau (emulsão do peixe sobre tomate e geleia de pimentão) e as batatas bravas (cozidas e levemente fritas, cobertas com molho picante).

Destaque para duas receitas do País Basco: o huevo al plato con piperrada (ovo cozido num tradicional refogado) e o bacalhau al pil pil, um dos mais representativos da cultura basca — o nome faz referência ao som do azeite quando cai na panela de barro. Outras sugestões são a costilla lacada (costela de suíno laqueada no mel, servida com purê de damasco) e o magret de pato à espanhola (peito da ave grelhado e servido com purê de batata no limão-siciliano, vinagre de Jerez).

Quando voce ouve falar de tapas, qual a ideia que faz??? Pequenas porçoes.... comida espanhola.... valores altos, um belisquete chique....tavez nada que salte muito os olhos. Mas, depois que conhecer o Entretapas essa ideia vai mudar!!!! E eu nao tenho duvida nenhuma disso. O restaurante fica em Botafogo,numa badalada rua Gourmet, num belissimo casarao que abriga a meia luz, aqueles que resolvem se aventurar pela viagem gastronomica oferecida. Cavas da melhor qualidade e sangrias que voce nao encontrara igual pela cidade sao com absoluta certeza o melhor acompanhamento para as incriveis porçoes. Favas com jamon, gambas num ponto que ha muito nao provo, tortillas e muito mais feitos pelo Chef Jan Santos. Um mineiro que morou e trabalhou anos em Barcelona e trouxe com o empresario Antonio toda a maestria catala que faz hoje do pais merecedor de tantas estrelas Michein!!!
Sem falar dos preços muito camaradas e extremamente justos. Realmente estou encantada com o serviço, a qualidade dos insumos, o ponto certo de tudo que foi servido,a delicadeza das bebidas e o ambiente em que fui envolvida.
Você conhece o Entretapas? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral