Como que ficou melhor o desmembramento do Detran, antes tínhamos que ir até a Unidade que ficava no Ibirapuera. Mas fizeram várias unidade por São Paulo, e que uma delas foi instalada no Shopping Aricanduva na Zona Leste, com isso ficou mais prático fazer os serviços que precisamos para deixar o veículo legalizado.

É incrível como esse posto do Detran no Shopping Aricanduva está sempre lotado, não importa o dia da semana. Das 3 vezes que fui lá, em todas tive que enfrentar filas e esperar muito pra ser atendida, e acabei perdendo muito tempo lá dentro.
De positivo, só consigo destacar a atitude de alguns funcionários, que me ajudaram a encontrar os lugares onde eu precisava ir. Lá dentro é grande, mas muito mal sinalizado. Somado a isso, você acaba se confundindo com a enorme quantidade de filas e pessoas e nunca sabe bem pra onde ir.
O posto funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Sugiro não chegar tão cedo e nem tão tarde. Ele lota quando abre porque muitas pessoas trabalham e não podem ir num outro horário. Por causa disso, também, tente não chegar lá na hora do almoço. Apesar de ter sido inaugurado recentemente, em 2011, o lugar já é bem desorganizado e até meio sujo, mas não sei se continua assim até hoje.
Pelo que pude observar, o movimento nesta unidade é muito grande, e realmente ao ler as resenhas sobre o Detran Aricanduva ser o único a oferecer as provas para condutores com necessidades especiais, se o pretendente a habilitação não possuir uma boa estrutura de apoio, realmente, não será fácil chegar porque é muito distante, e é necessário que algumas providências seja tomadas com urgência, e não parece ser a unidade mais indicada para prestar esse serviço, e criar um atendimento diferenciado para essas pessoas. Se existem leis que facilitam até vagas mais próximas na hora de estacionar, porque na hora de tirar habilitação, esse recurso não é respeitado?
Hoje é mais fácil resolver problemas que antigamente somente era possível pagando um despachante, pessoalmente dispenso despachantes a não ser em casos de extrema necessidade e não tiver tempo para resolver.

Estrategicamente instalado dentro do Auto Shopping essa unidade do Detran é bem melhor do que a central da Avenida do Estado, apesar do grande movimento é bem organizada, sinalizada e os serviços são prestados com rapidez e atendimento cortês. Lá é possível fazer as provas prática, tenho uma amiga cadeirante que fez a prova lá tb, se eu tivesse conhecido antes essa unidade mesmo não sendo nada perto de casa quando precisei resolver um problemas do meu carro antigo antes de doá-lo para o meu pai teria ido lá antes e não teria perdido tanto tempo na outra unidade do Detran

Acabando de voltar de uma prova prática de renovação que ainda está me dando calafrios!
Não é muito cheio, fui atendida muito rápido (nem 5 minutos para passar em três guichês) e fui a primeira a fazer o teste. Para quem vai renovar (ou mudar de categoria, como no meu caso) a pista é tranquila, mas para quem está tirando a permissão... eu entraria em pânico, rsrs, muita gente passando, muito carro sem noção.

Eu simplesmente abomino burocracia. Fujo (sempre que posso) de gastar meu preciosíssimo tempo em 'repartições públicas' como o Detran. Infelizmente, nem sempre isso é possível.
No entanto, devo confessar que esta unidade do Detran que se encontra dentro do Auto Shopping no complexo do Shopping Aricanduva é um exemplo de bom atendimento e eficiência. Logicamente que a eficiência é limitada já que no Brasil os processos que envolvem automóveis são extremamente burocráticos.
Bom, voltando ao Detran...
A localização é excelente, já que o shopping é todo voltado para o mercado de veículos.
O atendimento é rápido, o fluxo é bem sinalizado e há também um posto do Banco do Brasil onde você pode pagar todas as taxas (que são muitas e muito altas) lá mesmo. Detalhe: no dia que eu estive lá, o posto estava sem sistema.
Outro ponto bastante positivo é o expediente aos sábados até as 13:00h. Pessoas que como eu são escravos do trabalho, só conseguem resolver estes problemas fora dos dias úteis. Este plantão possibilita isso.
Dica 1: Decalque do chassi
Caso seu carro tenha o número do motor escondido onde ninguém consegue fazer o decalque (não sei para que fazer decalque do número do motor) há um serviço 'não conveniado' no estacionamento do shopping que faz isso para você. O menino educadamente te aborda e pergunta se você já fez o decalque. Obviamente você ainda não fez e não tem as ferramentas necessárias para praticamente desmontar o carro para chegar até o número do motor. Ele oferece então o serviço salvador da pátria por módicos R$ 30.
Dica 2: Cópias
Se possível, leve as cópias impressas já de casa. Caso tenha que tirar cópias no shopping terá que enfrentar a fila no 'XEROX' que é maior e mais demorada que a fila do próprio Detran.
Você conhece o Detran? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral