Consulado Americano - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

Consulado / Embaixada

Endereço: Av São Gualter, 308 - Alto de Pinheiros, Alto Lapa - São Paulo , SP - Brasil - 05455-000

Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). A maioria das pessoas que desejam tirar o visto americano deverão comparecer a este centro antes de agendar a entrevista no Consulado. Neste centro serão coletados informações biométricas, como fotos e impressões digitais.

Quer receber ofertas do(a) Consulado Americano - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)?

Tirando o trabalho de ir 2 vezes a São Paulo, o processo de retirada do Visto deu uma bela de uma melhorada!
Estive ontem 11/06/14 no (CASV), meu horário era ás 15:30, cheguei lá ás 15h, havia uma pequena fila do lado de fora, apresentei meu passaporte e a confirmação de agendamento e fui orientada a seguir a linha vermelha.
O processo todo foi muito rápido, uma moçinha conferiu meus dados, entrei em uma fila para tirar foto e deixar meus dedinhos registrados lá, e ás 15:30 eu já estava no carro voltando para casa.
Você pode inclusive entrar com o seu celular, contanto que o mesmo esteja desligado, computadores, não são permitidos, então não levem, vi uma mulher enfrentando esse problema por não saber onde deixar o dela.

Acabei de voltar do posto Alto de Pinheiros e o atendimento foi muito rápido, estava agendada para as 13h00, as 12h30 já me mandaram entrar, a espera foi de uns 10 minutos no máximo, bati a foto e saí. Super organizado, sinalizações e procedimentos bem claros. Estacione nas ruas pra baixo (onde tem casas) e vá com os documentos separados: passaporte, formulario DS160 e confirmação de agendamento de entrevista. Não leve mais nada.

No dia 30 de abril de 2012, o processo para tirar o visto americano mudou: se é o seu primeiro visto, agora é necessário ir primeiro a um CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e depois ao Consulado.

Há dois CASVs em São Paulo, um na Vila Mariana e um no Alto de Pinheiros. Optei pelo de Alto de Pinheiros por ser mais perto.

Meu horário estava marcado para as 11h30; quando cheguei lá, 10 minutos antes, já havia uma fila e tanto para o meu horário na porta. É estranho que a fila fica na calçada e, quando se entra, ela fica na lateral da casa – no sol. Não sei como eles fazem quando chove. O pré-atendimento é feito numa mureta que parece ser o lugar onde se guardam os botijões de gás, sabe? Não tem lá muita cara de “Consulado Americano”...

Uma vez lá dentro, não existe atendimento preferencial – ou seja, portadores de necessidades especiais devem passar na frente enquanto a fila ainda está do lado de fora, pois do lado de dentro os funcionários não passarão ninguém.

Para quem solicita o primeiro visto (ou não deu todas as suas digitais da última vez), essa passagem no CASV é principalmente para tirar a foto e as digitais. Eles fazem também uma microentrevista – para mim, só perguntaram o propósito da viagem.

O atendimento foi bastante eficiente e os atendentes foram simpáticos, em geral.

Demorei mais ou menos 1h lá dentro. É bastante para quem só foi tirar uma foto e as digitais, mas muito pouco comparado ao processo anterior de visto, em que tudo era feito no Consulado (e eu já cheguei a perder quase 5h na brincadeira). (Em tempo: na visita ao Consulado, gastei mais 1h30.)

Pior das unidades do Consulado Americano. Passamos nesta unidade hoje para retirar o passaporte com o visto concedido. Não fica uma pessoa para dar informação do lado de fora, então os seguranças acabam sendo responsáveis por isso e informam "daquele jeito".
Ponto positivo para a pontualidade. Saímos de lá com o passaporte na mão, 5 minutos antes do horário agendado.
Pouquíssimos funcionários trabalhando nesta unidade. Houve uma certa desorganização na entrega dos passaportes, mas no final deu tudo certo.
Poderiam cobrir a parte externa, acho um absurdo as pessoas ficarem lá fora com o solzão na cabeça ou tomando chuva.

Depois das mudanças sobre a retirada do visto, esta visita ao CASV foi adicionada para diminuir o tempo de permanência e espera no Consulado. Realmente, para quem mora na cidade em que há um CASV e o Consulado, ficou realmente uma mão na roda. Agora, quem vem de fora precisa de dois dias para este procedimento pois não pode ser realizado no mesmo dia em que a entrevista.

Ao chegar no CASV com uns 50min de antecedência, esperamos com um grupo de pessoas até que os funcionários chamassem pelo horário. Chegamos muito cedo pois ficamos com medo de chegar atrasados, logo, tivemos que esperar. Depois de uma rápida inspeção em que se certificam que seu celular esteja desligado - preferi não levar porque no Consulado é extremamente proibido e não quis arriscar, mas no CASV você pode entrar com ele desligado - e que não carregue nenhuma arma, você é instruído a seguir pela faixa vermelha.

Ao final da faixa, começa a se formar uma fila como de parques de diversão onde numa mesa, de plástico mesmo, duas funcionárias checam seu comprovante de preenchimento do formulário, passaporte e comprovante de agendamento. Com tudo completo, encaminham você para a sequência da fila em que há textos informativos sobre o processo que será realizado para facilitar e agilizar. São pedidos para retirar cachecois, aneis, brincos... para a fotografia e apreensão das digitais.

Você é chamado pela ordem da fila a ir pra "recepção" onde pegam novamente seu passaporte e digitam coisas no computador. Depois, quando uma "cabine" é vaga, te encaminham para lá onde serão retiradas as digitais e a foto por funcionários brasileiros que ficam do lado de trás de um vidro bem grosso e conversam com você por um microfone.

Pegam novamente o passaporte, digitam mais coisas, pegam as digitais dos 4 dedos de cada mão e depois dos polegares juntos. Tiram a foto (tirei os óculos antes dela pedir) e pronto. Liberado.

Como fui com minha irmã e na entrada eles dividem em filas para inspeção os homens das mulheres. Acabei indo mais rápido que ela pois na fila das mulheres há sempre aquela baderna de revistar bolsas - super desnecessário, já que se você SABE que será revistada, no mínimo já deixe a bolsa aberta ou nem vá com ela!!!

Ah, deixamos nossos celulares e bolsas no carro mesmo e estacionamos na rua ao redor da praça. Parecia ser bem tranquila e segura - apesar de na parte de cima aparentarem ter flanelinhas na de baixo, por ser extremamente residencial (e de alto padrão) parar na rua foi uma boa escolha (pois os estacionamentos ao redor são caríssimos 25$ a hora).
Você conhece o Consulado Americano - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral