Centro Histórico de Paraty

Endereço: Centro Histórico de Paraty, Paraty , RJ - Brasil

Quer receber ofertas do(a) Centro Histórico de Paraty?

Cadastre-se grátis agora
A minha curiosidade e fascínio pela maçonaria me levou a descobrir a cidade de Óbidos, em Portugal, que é maçônica e por isso as casas foram pintadas em branco e azul-hortência; cor tradicional da Maçonaria Simbólica. Assim como Óbidos, Paraty também foi urbanizada pelos maçons e por este motivo, os casarões que ocupam 33 quarteirões foram pintados de branco e azul. Logo, numa visita rápida ao Rio de Janeiro, aproveitei para conhecer Paraty, e posso dizer que é incrível.

Cercada por correntes que impede a passagem de carros para preservar o local e garantir o clima colonial, Paraty conta com vários sobrados com desenhos geométricos em relevo. Hoje em dia, tais sobrados abrigam várias pousadas, restaurantes e cafés, livrarias e lojas de souvenir. Obviamente, trouxe comigo umas lembrancinhas. Artesanatos incríveis! Na ocasião estava acontecendo a 5° edição do Festival de Cinema de Paraty e aproveitei para curtir um filme na Casa da Cultura. Nesse local costuma sempre haver shows, exposições, peças teatrais e eventos durante todo o ano.

Andar pelas ruas de pedras irregulares não é tarifa muito agradável para quem está de chinelo e muito menos para salto alto. Esqueça essa ideia ou vai torcer o pé. Pelo fato de a cidade estar localizada quase ao nível do mar, as ruas são inundadas pela maré de tempos em tempos. Almoçar no centro histórico custa entre R$ 30,00 e 90,00 para duas pessoas.

Próximo à igreja, é possível passear em embarcações, lanchas, traineiras e escunas. Para tal convém se programar com antecedência. Além disso, ao cruzar a ponte da cidade histórica, tem a Praia do Pontal, que fica a poucos metros dali. A água é calma e a rasa profundidade faz com que até os que não saibam nadar fiquem um bom tempo na água.
Infelizmente eu não explorei todas as possibilidades da cidade, pois estava só de passagem, mas Paraty oferece passeios ecológicos, passeios pelo mar, merguho e passeios culturais. A vida noturna é agitada e bacana pra curtir.
Adoro cidades históricas e sabia que iria gostar de Paraty. Os casarões estão bem conservados o que mantem o encanto ainda maior. A vista do mar pelo centro histórico é encantadora. Há varias lojinhas de artesanatos, que fica dificil escolher o que comprar, cada coisa linda. Para o passeio recomendo tênis ou sandalia rasteira, pois as pedras são bem escorregadias. Bom também parar em um dos vários cafés da cidade e aproveitar a vista e o clima tomando um delicioso capuccino.
Tive a oportunidade de conhecer Paraty e adorei! O Centro Histórico é um ponto turístico em seu conjunto, com suas casas tradicionais, diversos (ótimos) artistas de rua, pousadas, lojas, restaurantes e bares. Como se não fosse suficiente para motivar a caminhada, ao passear pelas ruas do centro histórico somos embalados por melodias que acompanham a gastronomia do local. O mais interessante é ver o respeito entre os músicos, pois quando um começa a tocar, o do bar ao lado faz sua pausa para que as músicas não se confundam.
A comida é muito boa, embora com um custo ligeiramente elevado, como toda cidade turística.
O caminho é todo de pedras grandes e arredondados. Ir de salto é um crime para os seus pés. Então, deixe aquele scarpin maravilhoso no armário e carregue seu tênis na mala para passear sem desconforto.
Perto dali também saem os passeios de barco que são recomendados. Se estiver de carro, estique um pouco mais e vá às praias e cachoeiras próximas que são maravilhosas.
Apesar do título, que é ponto que precisa prestar atenção devido ao piso tombado historicamente, aqui tudo é muito bom.
O piso de Paraty, no centro histórico é daqueles que você precisa ficar olhando atento para o chão. Ele é feito de pedras gigantes, como se fosse um chão de paralelepípedo. Mulherada não venha de salto, venha com um Tênis, algo bem confortável para andar.
As casas são tombadas e viraram Patrimônio Histórico. Não é para menos, são muito bonitas e únicas. As paredes das casas são bem grossas (que nem permitem o sinal do celular entrar nelas) e as portas pintadas com cores vibrantes.
Existem diversas lojas, desde cachaças até bares e restaurantes.
Vale muito a pena andar aqui. Venham na epoca de São João e curtam as festas típicas da região. Vale a muito a pena.
O Centro Histórico de Paraty é altamente cultural, com aquelas pedras imensas e lindas colocadas pelos escravos, cada casa ali localizada tem uma história particular muito interessante!
Há várias lojas de lembrancinhas, roupas, acessórios no local. Ainda tem as índias com as crianças que ficam por lá tentando vender cordões, pulseiras e brincos fabricados por eles mesmos.
Existem muitos cafés, restaurantes e lanchonetes bem localizados, você se perde para escolher.
O local é super bem frequentado, há presença massante de muitos gringos!
Muitos eventos são realizados por lá: FLIP, FESTIVAL DE PINGA, FESTIVAL DE MÚSICA LATINA, FESTIVAL DE JAZZ, etc... Já fui em todos e eu adoro!
Esse centro é o point dos turistas, lá tem de tudo, pessoal fazendo teatro, shows, etc. As vezes fica até cheia a rua, só de gente passeando! É muita gente! (mas depende, lógico, da época que você vai, eu por exemplo fui no final do ano, o que explica a superlotação). As ruas são todas de pedras, as vezes meio molhadas, fazendo uma galera escorregar.

Os restaurantes, bares, lojas de artigos, são todos aconchegantes, a maioria de madeira deixando o ambiente extremamente agradável.

Se for pra Paraty, não deixe de visitar esse centro!
Você conhece o Centro Histórico de Paraty? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral