Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Brasília , DF - Brasil

Uma das igrejas mais bonitas de Brasília

Quer receber ofertas do(a) Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida?

Uma catedral linda! Construída pelo Niemeyer, foi feita de forma estratégica. O formato redondo dela possui alguns vãos nas laterais, que, a acústica é perfeita. Nós mesmos fizemos o teste, cada um ficou num canto da igreja. é possível conversar falando próximo as curvaturas da Igreja! Sério, é demais. Fora o quanto ela é linda lá dentro, seu teto é tão bonito que parece anjos voando no céu... possui uma capela subterrânea, um tanto quanto intrigante.
Lugar de paz, de tranquilidade. Lembro-me da primeira vez que entrei na catedral, fiquei encantada com o lugar, a visão era muito linda, a escultura pietra marcante ,sou muito ligada a igreja ,então não poderia deixar de conhecer a catedral metropolitana. Um dos pontos turistico mais visistado em brasilia;

Pra quem está só visitando ou para quem mora aqui a Catedral Metropolitana de Brasili é parada obrigatória!

Alguém me falou uma vez que ela é a única Catedral do mundo que para entrar você tem que descer uma rampa, e não subir uma escada igual as outras todas. Não sei se é verdade mas, de fato o espaço interno dela é no subsolo.

Os casamentos e missas ali são lindíssimos.

Do lado de fora sempre tem ambulantes vendendo pequenas lembranças e pedintes querendo dinheiro. Além das estátuas dos evangelistas.

Dentro temos a escultura de 3 anjos "voando", lindos! Vale lembrar também que as obras que representam a Via Sacra são de Di Cavalcante.

É uma experiência e tanto!

A Catedral é um marco na cidade. Ponto turístico obrigatório. Projetado é claro pelo nosso Oscar Niemeyer.
Na entrada da igreja encontram-se as esculturas do italiano Alfredo Ceschiatti – Os Quatro Evangelistas, referindo-se a João, Lucas, Marcos e Mateus. Alguns dizem que esses eram os apóstolos preferidos de Oscar Niemeyer e, por isso, somente eles foram homenageados com as esculturas de quase 3 metros de altura. Outros, contudo, afirmam que os quatro apóstolos representados foram os que difundiram os ensinamentos de Jesus com os quatro evangelhos.
Ao lado, na torre do Campanário, ficam quatro sinos de tamanhos diferentes que foram doados pelo Governo da Espanha. Os sinos recebem os nomes de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica, em homenagem às caravelas de Cristovão Colombo.
Para ter acesso à nave da igreja é necessário seguir por uma rampa que segue pelo subsolo. Depois de percorrer o túnel escuro, o contraste com o interior claro e colorido proporcionado pelos vitrais da artista franco-brasileira Marianne Peretti é evidente — e surpreendente!
Os tons de verde e azul dos vitrais ganham ainda mais destaque em função dos pilares brancos e do piso de mármore. No projeto inicial da Catedral os vitrais eram transparantes, mas após uma reforma, ganharam um belo colorido, estudado e aprovado por Niemeyer.
Mesmo com pilares de concreto, a Catedral mostra-se incrivelmente clara, serena e leve. Leveza, aliás, mais acentuada pelos três anjos suspensos também esculpidos por Alfredo Ceschiatti.
Depois de apreciar os vitrais, não deixe de observar a réplica da Pietà de Michelangelo, as obras da Via Sacra de autoria de Di Cavalcanti e a cruz de madeira sob a qual foi rezada a primeira missa na nova capital.
Se quiser comprar lembrancinhas da Catedral, visite a lojinha que fica no interior da nave, quase que escondida atrás do pilar onde se encontram as obras da Via Sacra.

Um ponto turístico obrigatório para quem vai visitar Brasília. Acredito que a Catedral Metropolitana seja uma das obras mais bonitas de Niemeyer.

A igreja é meio subterrânea. Essa parte que você vê de fora é só a coroa da igreja, os bancos, o altar ficam abaixo do nível do solo. É muito interessante.

Quando visitar a igreja, não deixe de conhecer o recinto que fica abaixo do altar. É uma outra sala de cerimônia bem mais simples mas muito curiosa.

Ai, a Catedral... lugar onde sonho casar (se um dia isso acontecer hehe)! Já me preparo psicologicamente desde os primórdios pra dormir na fila durante alguns dias pra conseguir minha data =) Agora que descobri que ela leva o nome da santa da qual sou devota, Nossa Sra Aparecida (nasci no dia dela e carrego esse nome junto ao meu), quero mais ainda!
Um dos cartões postais de BSB, localizada no centro da cidade, mais precisamente na Esplanada dos Ministérios, ela é linda, tanto por dentro quanto por fora, não há quem retruque. Esteve um pouco largada uns tempos atrás mas recentemente passou por umas restaurações que realçaram ainda mais sua beleza!
Seu interior dispensa maiores decorações para grandes eventos, dada toda a delicadeza e simplicidade "chique" que ela exibe.
Aí são celebradas missas (confira os horários) e ordenações de padres, bispos, etc. Se vc mora na cidade e é católico, procure participar de algo do tipo lá. Se é turista, não deixe de visitar, independente da religião; no mínimo vc sairá de lá com belas fotos e uma bela aula de história da arte in loco ;)
Você conhece o Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado
Atrações O que fazer