Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Endereço: Av República do Chile, 245, Centro - Rio de Janeiro , RJ - Brasil - 20031-170

Telefone: (21) 2240-2669/ 2240-2869/ 2262-1797

Quer receber ofertas do(a) Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro?

Baixar Grátis

Nunca fui em uma missa nessa Catedral. Só fui para visitar.
Eu gosto da arquitetura que parece um cone gigante sem a ponta do topo. Por fora tenho uma sensação de ser menor do que a dimensão que percebemos quando entramos. Dentro é possível apreciar vitrais lindíssimos e sentar nos bancos para fazer preces e orações.
Tem estacionamento, mas sinceramente não sei como funciona.
Sei que é muito perto da Lapa e do prédio da Petrobras.
"A história da Catedral, desde a pedra fundamental, até os dias de hoje...
Criada em 1676 pela bula do Papa Inocêncio XI, a Diocese, e depois a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro nunca teve Catedral própria, sempre precisou servir-se de igrejas emprestadas. Nos primeiros 58 anos de sua história, ela se instalou na igrejinha que o governador Salvador de Sá mandara fazer de adobes e telha-vã, com três naves, no Morro do Castelo, e que foi demolida em 1922, quando acabou o desmonte do morro.
(...)
Só depois de muitas e penosas diligências, a Arquidiocese conseguiu que o então Estado da Guanabara lhe cedesse um terreno no qual foi erguida a Catedral, que teve sua pedra fundamental abençoada e lançada por D. Jaime de Barros Câmara, a 20 de janeiro de 1964, sendo Sumo Pontífice S.S. o Papa Paulo VI. (...) " (Fonte: Sítio da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro)
Obra realmente impressionante e recente, em termos de Igrejas Católicas no Brasil, começou a ser construída em 1964 e a 1a. missa ocorreu em 1972. Não tenho capacidade de teclar nada em termos arquitetônicos e de engenharia. Mas minhas impressões, como homem, são que A Catedral Metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro é uma obra sensacional. Pulo as situações políticas da época.
Ontem, no 29o. Evento do Kekanto RJ, no Bossa in Rio Hostel, tive uma visão inédita dela, meio do alto, lateral ou frontal, não sei...estava roxa. A iluminação. Linda.
Construída por: Arquiteto Edgar Fonceca (s.i.c.), professor da PUC do Rio. Engenheiro foi Newton Sotto Maior. Mestre de obras Joaquim Corrêa. E centenas de anônimos.

Foi inaugurada em 1976 em substituição a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Tem arquitetura moderna, seu formato é cônico, em linhas retas e sóbrias, construída em concreto e aço, com capacidade para 5.000 pessoas sentadas e 20,000 pessoas em pé. Foi criada baseada nas pirâmides dos Maias. veja mais: http://viagemeviagem.com.br/catedral-metropolitana-de-sao-sebastiao-rio-de-janeiro/

A diferente arquitetura da Catedral garante boas imagens para os amantes da fotografia, O local é aberta diariamente ao público, com músicas calmas e a luz estrategicamente no altar o que passa paz e tranquilidade aos visitantes. É permitido fotografar dentro da catedral e a obra de arte com maior número de clicks é a estátua de São Francisco, um dica: aproveita para fotografar no por do sol, é o momento que a luz entra pela mão da estátua do santo e a imagem capturada é incrível. O local também é muito frequentado por grupos de excursões de todo o mundo. Quer treinar seu inglês? Aparece na catedral Metropolitana do Rio de janeiro.
Você conhece o Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral