Catedral Metropolitana de São Paulo

Igrejas

Catedral Metropolitana de São Paulo

Endereço: Praça da Sé, São Paulo , SP - Brasil

O estilo neogótico presente na arquitetura e nos inúmeros detalhes nas esculturas, nos mosaicos com ilustrações de passagens bíblicas, nos pilares e triunfos, na dimensão em diagonal a partir da entrada aonde o altar vira o centro de tudo... a visita torna-se interessante quando a história do quinto maior templo neogótico mundo é o observada.

Quer receber ofertas do(a) Catedral Metropolitana de São Paulo?

Cadastre-se grátis agora
Eu adoro visitar igrejas. Confesso que já havia visto diversas ao redor do mundo, mas a da minha própria cidade, nunca!
E que surpresa foi finalmente visita-la.
A igreja da Sé é realmente linda e bem grande por dentro, ao estilo gótica, apresenta muito requinte e sofisticação, bem contrastante com a realidade da porta desta para fora, na qual vemos muitos moradores de rua e população carente, dormindo nos degraus, pedindo dinheiro, e até mesmo, assaltos ocorrendo pelos arredores. Chega a ser trágico ver sem-tetos para o lado de fora da casa de Deus, enfim..
Voltando a igreja, dentro vemos pinturas dos séculos passadores, imagens de Santos e religiosos, tudo remetendo ao poder e luxo da igreja católica.

A energia de lá é bem bacana, recomendo uma visita.
A catedral é linda, aliás, como muita coisa ali no Centro de São Paulo e eu lamento muito mesmo o descuido com a região. Ela tinha tudo para ser um dos points preferidos dos paulistas, no entanto o medo não deixa.

Eu passo por ali correndo e prendendo a respiração. Primeiro porque morro de medo dos trombadinhas nóias, segundo porque o cheiro de mijo é é muito forte, provoca ânsia de vômito.

Mas, voltando a Catedral, como nunca vi movimentação de casamento por ali, achei que a igreja não celebrasse estes eventos. Para minha surpresa, uma reportagem no Jornal Hoje me mostrou ao contrário. Eles não só celebram casamentos, como estavam convidando noivos a casarem na Catedral, oferecendo inclusive condições especiais de parcelamento (porque como em toda igreja, é pago).

Deve ser incrível se casar ali. Quer dizer, da porta pra dentro. E aí, pensando bem, entendo porque a baixa procura do local para casamentos. Como colocar seus convidados ali sem que eles corram riscos de assalto? Infelizmente, não dá né!
Apaixonante. Achei que no dia que entrasse lá olhariam pra mim como se eu estivesse no lugar errado, achei que só quem entrava ali eram pessoas no intuito de rezar, sei la.

Não.

Quando vi uma movimentação grande na igreja, sempre com vontade de conhecer aquele monumento por dentro, tomei coragem e fui. Você fica sem ar com a beleza e com a imensidão do local! É lindo, tudo muito conservado e cheio de mistérios. Você não pode conhecer nem metade do que você ve por fora da igreja, e eu como sou curiosa pelo menos, morro de vontade de subir em cada torre, conhecer cada canto da igreja, mas infelizmente não pode.

Mesmo assim vale muito a pena ir conhecer de perto, dar uma volta e bater bastante foto, porque cada detalhe é impressionante, considerado o tempo em que foi feita a arquitetura, e ver o quanto que a catedral conserva da nossa história e da história da arte <3
Projetada pelo alemão Maximilian Hehl, professor de arquitetura, a Catedral da Sé tem 46 metros de largura, 111 de cumprimento, cúpula de 65 metros de altura, torres com 92 metros cada uma e capacidade para oito mil pessoas.

Tudo isso fez com que entrasse para o ranking dos maiores templos góticos do mundo e permanecesse, durante muitos anos, como a maior igreja da cidade de São Paulo. Além disso, vale a pena conferir um dos maiores órgãos da América Latina, construído por uma empresa italiana em 1954, assim como o mausoléu de bronze do cacique Tibiriçá - o primeiro índio catequizado pelo padre José de Anchieta.
Um lugar extremamente lindo, ponto de parada obrigatória para quem vai a São Paulo (capital), vale apena estar lá dentro, seja pela arquitetura, seja pela arte, seja para um momento de oração.
Fui agora no inicio de Maio e está lá um replica do santo sudário, além claro de um exposição completa daquele momento que Cristo salvou toda a humanidade, a cripta é linda também as sextas tem celebração da missa lá e a capela também é muito linda.
Acredito que nesse caso o kekanto tinha que criar mais estrelas porque 5 é pouco.
Sempre tive vontade de entrar na Catedral da Sé mas nunca tive muita coragem. Po, olha o tamanho dela, é algo que intimida. Mas como sempre é aberta para todo mundo, resolvi entrar e me surpreendi. Não sei o que é mais bonito, por fora ou por dentro. Toda a sua arquitetura e seu estilo passam um ar muito misterioso, até porque você vê tudo aquilo de janelas por fora, aquelas torres gigantescas, e por dentro você só pode ter acesso ali onde fica o altar, os bancos pra missa e tal.Mas vale muito a pena, parece que de um passo para o outro, você saiu do século XXI e voltou no tempo, anos atrás.
Você conhece o Catedral Metropolitana de São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Quais hotéis em São Paulo estão promoção? Ver hotéis