76 opiniões Nota 4.0 de 5

Igrejas

Catedral Metropolitana de São Paulo

Endereço Praça da Sé, São Paulo , SP - Brasil

Telefone 11 3107-... Clique para ver

O estilo neogótico presente na arquitetura e nos inúmeros detalhes nas esculturas, nos mosaicos com ilustrações de passagens bíblicas, nos pilares e triunfos, na dimensão em diagonal a partir da entrada aonde o altar vira o centro de tudo... a visita torna-se interessante quando a história do quinto maior templo neogótico mundo é o observada.

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Eu adoro visitar igrejas. Confesso que já havia visto diversas ao redor do mundo, mas a da minha própria cidade, nunca!
E que surpresa foi finalmente visita-la.
A igreja da Sé é realmente linda e bem grande por dentro, ao estilo gótica, apresenta muito requinte e sofisticação, bem contrastante com a realidade da porta desta para fora, na qual vemos muitos moradores de rua e população carente, dormindo nos degraus, pedindo dinheiro, e até mesmo, assaltos ocorrendo pelos arredores. Chega a ser trágico ver sem-tetos para o lado de fora da casa de Deus, enfim..
Voltando a igreja, dentro vemos pinturas dos culos passadores, imagens de Santos e religiosos, tudo remetendo ao poder e luxo da igreja católica.

A energia de lá é bem bacana, recomendo uma visita.
A catedral é linda, aliás, como muita coisa ali no Centro de São Paulo e eu lamento muito mesmo o descuido com a região. Ela tinha tudo para ser um dos points preferidos dos paulistas, no entanto o medo não deixa.

Eu passo por ali correndo e prendendo a respiração. Primeiro porque morro de medo dos trombadinhas nóias, segundo porque o cheiro de mijo é é muito forte, provoca ânsia de vômito.

Mas, voltando a Catedral, como nunca vi movimentação de casamento por ali, achei que a igreja não celebrasse estes eventos. Para minha surpresa, uma reportagem no Jornal Hoje me mostrou ao contrário. Eles não só celebram casamentos, como estavam convidando noivos a casarem na Catedral, oferecendo inclusive condições especiais de parcelamento (porque como em toda igreja, é pago).

Deve ser incrível se casar ali. Quer dizer, da porta pra dentro. E aí, pensando bem, entendo porque a baixa procura do local para casamentos. Como colocar seus convidados ali sem que eles corram riscos de assalto? Infelizmente, não dá né!
Apaixonante. Achei que no dia que entrasse lá olhariam pra mim como se eu estivesse no lugar errado, achei que só quem entrava ali eram pessoas no intuito de rezar, sei la.

Não.

Quando vi uma movimentação grande na igreja, sempre com vontade de conhecer aquele monumento por dentro, tomei coragem e fui. Você fica sem ar com a beleza e com a imensidão do local! É lindo, tudo muito conservado e cheio de mistérios. Você não pode conhecer nem metade do que você ve por fora da igreja, e eu como sou curiosa pelo menos, morro de vontade de subir em cada torre, conhecer cada canto da igreja, mas infelizmente não pode.

Mesmo assim vale muito a pena ir conhecer de perto, dar uma volta e bater bastante foto, porque cada detalhe é impressionante, considerado o tempo em que foi feita a arquitetura, e ver o quanto que a catedral conserva da nossa história e da história da arte <3
Projetada pelo alemão Maximilian Hehl, professor de arquitetura, a Catedral da Sé tem 46 metros de largura, 111 de cumprimento, cúpula de 65 metros de altura, torres com 92 metros cada uma e capacidade para oito mil pessoas.

Tudo isso fez com que entrasse para o ranking dos maiores templos góticos do mundo e permanecesse, durante muitos anos, como a maior igreja da cidade de São Paulo. Além disso, vale a pena conferir um dos maiores órgãos da América Latina, construído por uma empresa italiana em 1954, assim como o mausoléu de bronze do cacique Tibiriçá - o primeiro índio catequizado pelo padre José de Anchieta.
Um lugar extremamente lindo, ponto de parada obrigatória para quem vai a São Paulo (capital), vale apena estar lá dentro, seja pela arquitetura, seja pela arte, seja para um momento de oração.
Fui agora no inicio de Maio e está lá um replica do santo sudário, além claro de um exposição completa daquele momento que Cristo salvou toda a humanidade, a cripta é linda também as sextas tem celebração da missa lá e a capela também é muito linda.
Acredito que nesse caso o kekanto tinha que criar mais estrelas porque 5 é pouco.
A Catedral da Sé é muito bonita, fica no marco zero da cidade, tem missas diariamente, a melhor maneira de conhecer a Catedral da Sé é fazendo a visita monitorada, que inclui a ida à cripta onde estão enterrados os bispos e arcebispos de São Paulo, além do regente Feijó e do cacique Tibiriçá.
Tem uma lojinha com várias lembranças da igreja.
Sempre tive vontade de entrar na Catedral da Sé mas nunca tive muita coragem. Po, olha o tamanho dela, é algo que intimida. Mas como sempre é aberta para todo mundo, resolvi entrar e me surpreendi. Não sei o que é mais bonito, por fora ou por dentro. Toda a sua arquitetura e seu estilo passam um ar muito misterioso, até porque você vê tudo aquilo de janelas por fora, aquelas torres gigantescas, e por dentro você só pode ter acesso ali onde fica o altar, os bancos pra missa e tal.Mas vale muito a pena, parece que de um passo para o outro, você saiu do século XXI e voltou no tempo, anos atrás.
Sempre passei na frente da catedral, mas nunca cheguei a entrar. Dando umas andadas por lá mais uma vez, resolvi parar para visitar. Estava tendo missa e fotos não eram permitidas na hora da missa.

Mesmo assim fui vendo a construção e os detalhes da igreja e fiquei bem impressionado com o nível de detalhes, tanto da parte de fora quanto a de dentro. E como é alta! Queria poder ir até a torre do sino e ver São Paulo de lá.

O que estraga são os pedintes e pessoas mal encaradas. É melhor tomar cuidado e estar sempre de olho.
Impossível ir a São Paulo sem visitar este local. Mas o mais interessante dele (e pouco divulgado) é a cripta da catedral. Uma espécie de pequena catacumba com os túmulos dos primeiros bispos de São Paulo (incluindo um dos pioneiros da moderna aviação... por incrível que pareça.. rs).

Na última vez em que fui havia uma réplica idêntica ao sudário de Turim (diz a tradição que essa peça foi supostamente a mortalha que envolveu Jesus Cristo após a crucificação), além de um belíssimo altar, esculturas de bronze em auto-relevo e uma estátua de mármore numa das passagens.

Além de tudo a catedral possui exposta diversas obras de arte sacra e um órgão de aprox. 10.000 tubos (não-operacional... infelizmente, e com diversas ofertas para venda, mas todas recusadas). E sua belíssima arquitetura heterogênea.

As imediações dela é um pouco perigoso, por isso é bom estar muito atento mesmo havendo um posto da guarda civil e uma base comunitária móvel permanente no local. Eu mesmo já presenciei muitas brigas e alguns furtos. Mesmo assim vale a pena.

Um problema do local é a falta de recursos para manutenção e reparação. Muitos criticam a igreja de ter recursos para ajudar, mas a catedral não recebe nada dependendo de doações e do recebimento de visitas da cripta que mencionei. Para se ter uma idéia a funcionária disse que para manter a conta de energia a catedral precisa arrecadar aprox. 2.000 reais por mês.
Um gigantesco Monumento Religioso, um ícone de São Paulo, estive hoje com minha família caminhando pelo centro, fomos até a igreja da Sé, as escadarias estava cheia de mendigos, uma visão muito triste, deveria ter algum serviço social para ajudar essas pessoas, também um forte cheiro de urina. Precisa antes de tudo ajudar essas pessoas, depois deixar o Ponto Turístico mais atrativo.
Eu sou extremamente apaixonada por visitar igrejas!! Não sou católica, mas adoro imagens sacras e a arquitetura dessas construções e por isso, sou completamente apaixonada pela Catedral da Sé, o coração de SP. Fico parada olhando a construção, os detalhes, a grandiosidade sempre que passo por ali. Mas claro com a bolsa quase dentro da garganta, kkkk!
Esse é um dos pontos negativos.
Um local tão bacana, mas que quase sempre está cheirando xixi, com diversos pedintes em volta. O medo da violência do lugar, faz com que a maioria dos paulistanos passe batido por uma das obras mais bonitas que temos em SP.
É uma bela Catedral gótica, mas infelizmente, seu entorno não favorece muito a visita. A Praça da Sé é um local do centro de São Paulo com uma alta concentração de moradores de rua e viciados em drogas. Se for visitar com o intuito de fotografar, tome cuidado com seus pertences. Recomenda-se a visita em grupo, principalmente se for à noite. O acesso é fácil pela estação de metrô Sé (Linha Vermelha e Linha Azul).
Uma das catedrais mais bonitas de São Paulo, tem uma arquitetura linda e fantástica, que vale a pena ser apreciada por alguns minutos. O local é enorme, e o interior da catedral é muito lindo e organizado.
Como foi dito em outras opiniões, a região é perigosa depois de um certo horário (mais à noite), então recomendo passar lá enquanto estiver dia ainda ;)
Nota geral Você conhece o Catedral Metropolitana de São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota!
Título da opinião

Baixe o app grátis Veja mais