18 opiniões Nota 3.7 de 5

Telefone 011 3223... Clique para ver

Dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
Aaaah, o que dizer da Casa da Mortadela? Na Avenida São João, está lá este cantinho bem tradicional, antigo, com um balcão onde você pode pedir uma breja gelada e...seu sanduíche de mortadela!

Mas, por que é tão especial? Porque está aí a décadas e tem o melhor custo-benefício da cidade! Para quê pagar uma fortuna se com R$ 10 você consegue aquele "baita sanduíche"? Como sugestão, vá do clássico com queijo, mortadela e vinagrete. Uma delícia!

Além disso, os atendentes são uma simpatia, o que te fazem dar aquela gorjetinha no final. E quando isso acontece, como tradição da casa, um sino barulhento é batido em sinal de comemoração!

Enfim, este lugar sim é um tesouro de Sampa e onde todos deviam provar o verdadeiro sanduíche de mortadela!
A Verdadeira 'Casa' da Mortadela se resume a um pequeno corredor onde é possível alguns clientes saborearem os lanches bem próximos uns aos outros... aquela coisa bem 'calor humano'.

A linguiça calabresa fresca tostando belíssima na chapa suscitou minha vontade de experimentá-la ao invés do carro-chefe da casa, a tradicional mortadela. Pedi um lanche de calabresa com queijo e vinagrete e uma Malzbier para acompanhar.

Aviso aos glutões: a calabresa é do tipo fresca e não a defumada... muita gente não sabe que essa linguiça tem as duas variedades e acaba se decepcionando quando chega o tipo inesperado, rs... apesar que é meio difícil se deixar enganar aqui, com aqueles metros fritando logo na entrada. Pois bem, a linguiça veio no pão francês cortado ao meio, acompanhada de queijo prato derretido e vinagrete: muito bom! Acho que poderia também ter a opção de calabresa apimentada... aí ia ser TOP...

A cerveja estava meio quente mas ainda assim não tiro estrelas pelo deslize... o tiozinho que nos serviu era meio atrapalhadinho mas não cometeu nenhuma falha imperdoável.

Fiquei meio ressabiada de pedir um queijo quente para o marido vegetariano, porque só havia uma chapa e era aquela em que as linguiças ficaram fritando... mas observei bem e o rapaz deu uma 'limpada' com a espátula antes de jogar o queijo. Coca-cola de garrafa é um diferencial e tanto né...

Volto com certeza, só que da próxima vez para comer a mortadela né...
Bem na famosa esquina paulistana existe uma lanchonete que oferece um prato tão tradicional quanto a Ipiranga com a São João, o sanduíche de mortadela.

A casa da mortadela vende a famosa Ceratti em diversos tipos e sabores, com azeitonas, temperada, apimentada etc. O clássico lanche deles é com vinagrete, queijo e mortadela simples. Já provou? É imperativo morder um desses, é muito, muito bom, mas é padrão ogro de gastronomia, sabores fortes, explosivos e sem dúvidas do que se trata.

O pão servido ajuda a remeter a simplicidade do ambiente, o pão francês combina muito bem com a mortadela e queijo, um verdadeiro caso de amor.

A casa é um pequeno corredor que distribui os clientes no balcão junto ao pessoal preparando os lanches, arrisco dizer que é um dos lugares mais limpos e higiênicos de toda a região central, pelo menos nas minhas visitas tudo sempre está bem limpo e é feito de forma adequada (luvas, limpeza, sem lixos etc).

Os preços são ótimos, média de 10$ pelo lanche completo que serve bem uma pessoa. Ah, também é possível pedir uma coca cola de garrafa pra completar com perfeição o lanche (gosto do sabor dos refris de garrafas de vidro) que custa menos de 3$. Existem algumas opções de cervejas, inclusive alguns tipos de bebidas com cerveja preta (indicada para acompanhar a mortadela).

Vá e leve uma gorjetinha pro staff atencioso da casa.
Localizada muito próxima de uma das esquinas mais famosas do Brasil, como já bem ilustrada por Caetano Veloso, a Casa da Mortadela sem sombra de dúvidas é um dos lugares mais tradicionais do centro de São Paulo e um dos principais redutos de paulistanos apressados e famintos.
Num balcão pequeno, uma mistura de boteco com lanchonete, o cliente tem inúmeras opções no cardápio, entretanto, o tradicional pão com mortadela frio é a estrela principal da casa, não é por menos, com pouco mais de 300 gramas de pura mortadela Ceratti o sanduiche é o mais vendido e mais apreciado pelos fregueses. Vale destacar também outros lanches, como o pão com mortadela quente com queijo, mortadela com vinagrete quente ou frio e calabresa com queijo e vinagrete. Pode pedir qualquer um deles, pois os lanches são bem servidos e não custam mais que R$4,00.
Já para beber a casa oferece cervejas, refrigerantes e sucos naturais, entretanto, se ficar na dúvida experimente a famosa vitamina de caracu batida com aveia, ovo, amendoim e pó de guaraná, rende dois copos e custa R$ 4,00.
Sentar em um dos altos bancos em frente ao balcão em pleno centro da cidade é um grande prazer, ainda mais quando atendimento é ótimo, todos os funcionários interagem com o publico, essa interação fica melhor ainda na hora do almoço, quando a casa está lotada.
Portanto, se estiver na esquina famosa e alguma coisa acontecer em seu coração, não deixem de conhecer A Casa da Mortadela e desfrutar dessa iguaria que só encontramos no centro de São Paulo.
Feriado à vista, me programei pra ir a Casa da Mortadela, não me arrependi em nenhum momento. Sou fã de mortadela desde os tempos de criança, nem morava em São Paulo quando via reportagens desta cidade e seus famosos sanduíches com esta especiaria que sempre me encantou e que me deixava com muita água na boca.
E lá fui eu....como já tinha visto fotos do ambiente já fui sabendo que se tratava de um pé sujo, mas não um pé sujo qualquer, e sim de um boteco super tradicional de Sampa, e assim foi meu pedido, bem tradicional, sem titubear pedi o sanduiche de mortadela quente com queijo e vinagrete(R$ 7,50), uma delícia, quentinho e suculento, pão fresquinho e crocante, com o vinagrete muito bem inserido e de sabor suave.
O atendimento é simples porém atencioso. O ambiente bem estilo boteco do centrão, mas devo acrescentar que é "limpinho" . Não dispõe de mesas, somente bancos altos em frente ao balcão de frente para a chapa onde são fritas as mortadelas e cia.
Para ter tirado um 10, só faltou a Coca-Cola ser de garrafinha, imagine a combinação perfeita que seria, mas deixando de lado essa exigência toda que toma conta do meu ser, foi tudo muito legal com direito a bis em breve.
21/12/2010
Figurinha carimbada do centro de São Paulo, a Casa da Mortadela sacia os mais vorazes apetites com suas variadas opções do embutido.
Sua entrada é estreita e discreta, e seu interior conserva por décadas o mesmo clima e jeitão de Boteco-Lanchonete.

Pepino:

Minha (usual) pedida foi uma Mortadela Simples, preparada habilmente na chapa da casa, saturada de gordura e resíduos (reza a lenda que assim a comida fica mais saborosa).
O lanche vem na medida: farto, sem ser exagerado. Fica ainda melhor se incrementado com o vinagrete especial (leva 12 ingredientes).

O serviço é expresso e sem frescuras, difícil é encontrar lugar para se ajeitar na hora do almoço.
Bateu a vontade de um Sanduíche de Mortadela de primeira? Esqueça o Mercadão e vá direto à Casa da Mortadela. Observação: Não abre aos Domingos.
Nota geral Você conhece o Casa da Mortadela? Escreva uma opinião! Dê sua nota!
Título da opinião