Dentre os clássicos de Brasília, penso que o Beirute é o mais mais.
Bem tradicional, aclamado por gerações, conhecido até fora daqui, frequentado por figurões da política, artistas de renome nacional, personalidades da capital federal, gente da gente... enfim, quem não curte o Beira?
Há quem diga que é um point gay e é bem comum encontrar esse publico lá, mas o ambiente é democrático e abriga todos, inclusive famílias com vovôs e criancinhas que se acabam no parquinho.
O ambiente é simples e meio boêmio, eu diria aconchegante. Os garçons, em boa parte, são antigos na casa e bem tranquilos, "amigão" mesmo.
O cardápio puxa pra culinária árabe (com seus famosos quibes) mas não se limita a isso, vide a tão comentada parmegiana de lá.
A casa é tbm sinônimo de cerveja gelada, contado inclusive com uma de marca própria.
Bom lugar para se frequentar habitualmente ou levar alguém de fora a um clássico local brasiliense.
Fui conhecer o famoso Beirute, e confesso que não acreditava que o lugar me inspiraria tradição, até mesmo pela cidade ser nova.

Estava absolutamente enganado. O lugar exala tradição e nostalgia. Foi, com certeza o lugar em que mais me senti em casa em BSB. As paredes marrons, a pintura creme da parte exterior, o letreiro original da Antártica, as mesas e bancos coletivos de madeira, os azulejos, cartazes, janelas e portas de vidro e ferro, absolutamente tudo nos leva a outra época... Me remeteu, como uma maquina do tempo, a um tempo de Brasília no qual nao vivi, mas pude sentir em cada centímetro cubico do lugar...

A comida? A comida é o de menos, ela é absolutamente coadjuvante.
O Parmegiana, de filé mingnon R$52, não vale o preço. Sim é muito bem servido, sim é mingnon mesmo, mas a milanesa, coberto com molho de tomate enlatado e queijo prato não tem nada de especial.

A Esfirra não é boa. Sai menos que os kibes, por isso mesmo não esta sempre quente. A massa não é a árabe tradicional, e pra mim comete um pecado capital: é feita com carne moída cozida... A Esfirra assada com a carne crua, para mim, fica muito melhor, mais úmida saborosa...
O Kibe é muito bom, tanto o kibeirute quanto o kiberovo, que vale mais a pena. R$7,50. São recheados com queijo prato e a única dirlferenca é o ovo frito em cima do segundo. Ambos vem acompanhados de maionese temperada, que achei boa.

Enfim, o lugar é caro, tanto para um bar quanto para um árabe, mas exalar tradição tem seu preço, e por isso vale cada centavo.

IMPERDÍVEL!
O bar mais tradicional de Brasília! Quer comer bem? Beiras! Quer uma cerveja estupidamente gelada? Beiras! Quer comer um lanche rápido (kibe ou esfirra e coca ks)? Beiras! Quer encontrar os amigos e jogar conversa fora? Beiras! Quer ver e ser visto em Brasília? Beiras! Quer fazer o exxxxxquenta frenético e barato para a balada? Diabo Verde do Beiras! Quer almoçar com a família ou até mesmo comemorar aniversário? Beiras! Beber um chopp ou uma cerva sozinho?! Beiras( porque lá vc nunca vai se sentir só, os garçons são os mais amigões de todos os bares de bsb, quiçá do mundo)!
Enfim, para qualquer evento ou quaisquer desejo, o Beiras você nunca erra!
Os melhores petiscos:

Cerva geladissima
Diabo verde
Suco de laranja

Preços sempre aprazíveis!
O Beirute (ou "Gayrute", como alguns o chamam) chama a atenção pela diversidade do público frequentador, como muitos já comentaram aqui. E o que acho mais interessante é o clima de respeito que rola entre todas as "tribos", faixas etárias etc. O atendimento é bom, com garçons antigos na casa - é talvez um dos poucos bares realmente tradicionais, assim dizendo, em Brasília. Comida árabe razoável, mas o cardápio vai mais além. Os pratos com carne são bons. O preço é justo. Agora, como em toda boa quadra do Plano Piloto, vagas para estacionamento nas cercanias são disputadas nos fins de semana, sobretudo sexta e sábado.
Ponte JK, Flor do Cerrado, Catedral de Brasília, BEIRUTE, Congresso Nacional, Eixo Monumental, Lago Paranoá, etc; Esses são alguns dos pontos turísticos de Brasília, a Capital Federal. Começamos as nossas andanças justamente conhecendo o histórico boteco Beirute com seus 47 anos de tradição...

Pra quem ainda não assistiu o filme "SOMOS TÃO JOVENS", saiba que o Beirute tá lá, do mesmo jeitão que sempre foi... No boteco já passaram inúmeros políticos entre eles, talvez o que mais entenda de boteco, o LULA... Quando a casa estava beirando os 44 anos, eles resolveram criar a própria marca de cerveja e encomendaram a bebida diretamente de uma fábrica lá da religiosa cidade de TRINDADE-GO...

A cerveja custa R$ 6,40 e é boa, mas faz o estilo daquelas que estão aí na prateleira do mercado... Vale pelos dizeres escrito na garrafa: "ORIGINAL COMO BRASÍLIA".... embora ninguém beba a garrafa! Mas que fique claro, quando eu voltar ao BEIRUTE vou beber a BEIRA de novo...

O carro chefe da casa são os Kibes e o PARMEGIANA e isso é indiscutível, pois todas as resenhas falam desses dois... Começamos os trabalhos pedindo um Kibeirute (R$ 6,80). Ele veio numa rapidez que até assustou... Gostamos bastante, mas não curtimos muito a maionese ... Acho que não era HELLMANN'S rsrs

Fomos então experimentar o tal Kibe Frito. Com uma cervejinha vai fácil e você esquece da vida...

Mas o que mais queríamos experimentar mesmo era o KIBEROVO, um kibeirute recheado com queijo e um ovo por cima. ÓTIMO!!! Nota 10!!! Se o garçom tivesse explicado para a gente que a única diferença entre o KIBEIRUTE e o KIBEROVO era o OVO, tínhamos pedido 2 KIBEROVO. Vale mais a pena!!

O seu CHICO (cearense) é a estrela do bar. Ele era um garçom que em 1970 comprou o bar dos proprietários libaneses e até hoje cumpre 14 horas diárias de trabalho árduo, mesmo com seus 75 anos... No final ainda ganhamos uma cortesia dele: um KIBE COM COALHADA. EXCELENTE!!!

O bar que visitamos é o mais tradicional, localizado na ASA SUL, mas há uma outra filial na ASA NORTE, porém sem o mesmo ar nostálgico e o prestígio desse aqui.

Os bancos com madeira escura e as mesas com detalhes em branco dão um certo ar de boteco antigo. Os garçons usam obrigatoriamente ternos vermelhos e preto, mesmo sob o forte calor que faz em BRASILÍA-DF.

O BEIRUTE foi CAMPEÃO 12 vezes seguida pela revista VEJA COMER E BEBER BRASÍLIA-DF como melhor boteco... Não temos muito o que falar... o BOTECO tem um clima muito bom. Queremos voltar e comer o PARMEGIANA - URGENTE!!!

Data da Visita: 27/04/2013

Simulação de gastos para 2 Pessoas:
R$ 6,80 (Kibeirute)
R$ 7,50 (Kiberovo)
R$ 4,50 (Kibe Frito)
R$ 12,80 (Cerveja Beira = R$ 6,40 x 2)
R$ 3,16 (10%)
TOTAL R$ 34,76

Tira Gosto KIBEIRUTE: 9,0 (Culpa da Maionese)
Tira Gosto KIBEROVO: 10,0
Tira Gosto KIBE: 10,0
Atendimento do Garçom: 9,0 (Faltou o sorriso)
Temperatura da Bebida BEIRA: 10,0
Higiene do Local: 10,0
Beirute...tudo de bom...para o almoço...filé a parmegiana. É vegetariano não tem problema peça o palmito na manteiga...dá água na boca só de lembrar. E o kibe cru....nossa...Qualquer coisa que você pede da cozinha do Beirute é bom. Super tradicional em Brasília, quase que chega primeiro..rs. Na Asa Sul publico LGBT e eu....kkkk. Bom para aquele happy hour com os amigos. Asa Norte..qualquer público...Vou no almoço, no jantar, no sábado e no domingo, há durante a semana também. Mas a 1h você vai ser expulso de lá.
Você conhece o Beirute? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Quais hotéis em Brasília estão promoção? Ver hotéis