35 opiniões Nota 3.9 de 5

| Rank: 65º de 1145
Bar Filial

Endereço Rua Fidalga, 254, Vila Madalena - São Paulo , SP - Brasil - 05432-000

Telefone 11 3813 ... Clique para ver

Preço por pessoa $$$$  (Mais que R$100)

Cachaçaria, Chope e cerveja

Dicas Ver todas as dicas
Já foi nesse lugar? Compartilhe sua experiência! Escrever opinião
Opiniões
O Bar Filial é uma instituição da Vila Madalena. Eleito o melhor chopp de São Paulo algumas vezes, o bar é muito parecido com outros da Vila Madalena. Ar meio retrô, de armazém do começo do século 20 e com grande variedade de caipirinhas e petiscos.
O bom do Bar Filial é sentar lá fora e ficar curtindo a muvuca que rola na Fidalga à noite.
Provei bolinho de bacalhau acompanhado por um chopp e gostei bastante. Os preços lá praticados não são baratos, mas estão dentro do padrão Vila Madalena.
Recomendo!
O Filial é tradicional na Vila Madalena, assim como seu irmão Genésio (não à toa, costumamos chamar os dois de "Genial", um mix dos nomes).

Apesar de ser tradicional, fui pela primeira vez há pouco tempo para almoçar. Comi um strogonoff que estava bom e em boa quantidade e tomei 3 chopps.

Como era um domingo chuvoso, às 15h, estava relativamente vazio, o que ajudou na eficiência do atendimento.

O chopp é muito bem tirado, atende às expectativas do "melhor chopp de SP". É brahma.

O preço ficou cerca de 60 reais.
Conheci o Filial através da minha prima, em uma de nossas conversas após meu divórcio. Achei que era um bar muito alternativo, pelo perfil dela. Mas no final gostei bastante e sempre que dá volto, agora com minha atual esposa.

O atendimento é bom, não fica "lotado" como quase tudo na Vila Madalena. Tem aperitivos bons e com valor justo. E também uma boa variedade de bebidas.

E o mais importante, dá para sentar e conversar...
Chopp bom mas esperei uma hora e meia (isso mesmo) por uma linguiça - primeiro o garçon esqueceu de pedir e quando perguntei se estava vindo me disse "está sim" e vi que falou com o colega alguma coisa apontando pra nossa mesa; da segunda vez me falou que "a linguiça é assim mesmo, demora mesmo" (!!); passados 60 (sessenta) minutos um outro garçon mais coroa veio perguntar que tipo de linguiça a gente queria.
Um bom boteco na Vila Madalena (e um dos mais tradicionais também). O Filial é um daqueles lugares que sempre terão gente e o ideal é chegar cedo. Os garçons são todos bem simpáticos e adoram ser chamados pelo nome: conquiste seu garçom e você terá tratamento Vip a noite inteira.

O chopp é clássico: 2 dedos de espuma e geladíssimo.

Super indico!
Um dos bares mais tradicionais da Madá ( V. Madalena :] )
Por ser tão tradicional sinto que não é tão cheio nos finais de semana quanto o Quitandinha, por exemplo.
Faz parte de uma rede familiar composta pelo próprio + Genésio + Genial
Muitas listas já colocaram o Filial como melhor bar da região por seu bom atendimento e chope Brahma (R$6,90).
Gosto bastante do Filial! O ambiente é descontraído, há algumas mesas na calçada e as paredes do bar são decoradas com infinitas garrafas de cachaça.

Os petiscos são bem gostosos, com destaque para o bolinho de arroz! Muito bom! Gosto bastante da caipiroska de lá, mas eu acho um pouquinho cara: frutas vermelhas com smirnoff é por volta de R$20.
Lugar de comer coxinha é em boteco e boteco “às antigas” daqueles que só aparecem em novela das 6h, onde o garçom usa gravatinha borboleta e arruma tempo para ficar de bate papo com os clientes, o piso mais parece um jogo de damas, o público parece o pessoal da vizinhança onde todo mundo conhece todo mundo e o chopp gelado é a estrela da casa, só no FILIAL.
A fachada casa, com cara de boteco que esta instalado ali desde 1900, (na verdade foi inaugurada em 2000) mistura simplicidade e charme chique e apesar de ter que citar o endereço (Vila Madalena, na Fidalga 254), como diz o sempre bem humorado Wandi, um dos supostos proprietários, fato que ele nega veemente alegando que quem manda no FILIAL é o freguês, o endereço da casa esta no gps dos boêmios; tecnologia de ponta que se encarrega de direcionar os amantes dos botecos até o melhor chopp, carne seca com abóbora, risoto, linguiça toscana e outras petiscos e comidinhas servidas.
No FILIAL ninguém tem pressa, nem de servir (nada de correrias, o chopp e a comida chegam no tempo certo) nem de fechar (a cozinha fecha la pelas 3 da manhã), ou seja, o verbo “colocar” mesas sobre as mesas, literalmente não é conjugado por ali enquanto houver freguês na casa e apesar dos protestos do galo na rua, repetindo que a noite já acabou, no FILIAL a noite segue.
O titulo de melhor fim de noite de São Paulo é esquecido na noite que parece nunca terminar e entre um chopp e outro, enquanto as horas se arrastam os garçons, sempre ocupados consertando um celular aqui, ensinando um nó de gravata là ou até mesmo ensinando algum passo de dança a um boêmio esquecido, ao mesmo tempo em que conversam e tomam um chopinho junto com os clientes ou sozinhos sem a menor cerimônia, o ambiente se preenche de inebriante e contagiante descontração.
O “chopp da vila” como é conhecido pelo povão vem redondo, fresquinho, cremoso e de acordo com a “lei”, bem tirado e bem servido.
A carta de cachaças é o guia recomendado a todo apreciador do precioso liquido, tanto no estilo da “Caprichosa” quanto do tipo “Curral Velho” e o “som ambiente” é bem ao estilo da cara da casa, ou seja, dia sim, dia não, o espírito de Pixinguinha passa por lá e o choro e a gargalhada se misturam. Esse é o som da noite, fácil, descontraído e feito por todos, a musica do musico, do cliente, do garçon.
Lugar fácil para estacionar e comida fácil de escolher e pedir, tipo batata frita com ovos, caldinho de feijão preto e mesas para “dois-um de cara para o outro” e se necessário para quatro ou seis, é só juntar as mesas e arranhar os ouvidos com o arrastar das cadeiras de madeira.
A lista de NÃOS, Não aceita cheque, não faz reservas, não tem entrega à domicilio, não pode fumar é compensada pelos cartões de crédito, (aceita-se todas as bandeiras), ar condiconado e pelo preço do chopp. De acordo com o Wandi, “5 pau na lata”.
Cabe muita gente no boteco, acho que uns 200 bem vindos boêmios, mas de qualquer forma tem mesas na rua.
Fique esperto com o Valet (R$15,00). Salgado? Concordo, mas o chopp compensa e afinal de contas, voltando ao inicio da conversa, você foi la para comer coxinha, lembra dela?
Se não lembra, ótimo, você incorporou o clima do boteco, ninguém quer saber de nada e nem lembrar de nada, apenas aproveitar a noite e os momentos no boteco que não deixa o amanhã chegar.
Nota geral Você conhece o Bar Filial? Escreva uma opinião! Dê sua nota!
Título da opinião

Baixe o app grátis Veja mais